
Economia$Capital
Parabéns lucrativo para Brasília
Brasília fechou com praticamente 100% dos hotéis ocupados às vésperas do aniversário da cidade.
Viagem estratégica O presidente Lula (PT) está transformando a viagem para a China em uma estratégia para atrair parlamentares para sua base no Congresso. A delegação já está grande. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já confirmou presença. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), ainda não. O curioso é que seus adversários de Alagoas, …
O presidente Lula (PT) está transformando a viagem para a China em uma estratégia para atrair parlamentares para sua base no Congresso. A delegação já está grande. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já confirmou presença. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), ainda não. O curioso é que seus adversários de Alagoas, senador Renan Calheiros (MDB) e o ministro dos Transporte, Renan Filho, já confirmaram presença.
Governistas e até integrantes da oposição tentam fazer um diagnóstico dos primeiros três meses do governo do presidente Lula (PT). Ainda não existe uma opinião formada, mas existe um consenso de que Lula está ansioso demais e não para de cobrar resultados em menos de 90 dias.
Não resta a menor dúvida: a chegada da nova âncora fiscal reforma tributária etc vão dar a largada para o grande teste do governo e a previsão é que seja meio turbulenta. “O governo começará a ser testado e terá que mostrar uma base forte no Congresso”, diz um aliado do governo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aperta o passo para apresentar o mais rápido possível o chamado arcabouço fiscal, o substituto do teto de gastos. A equipe econômica acredita que a nova âncora fiscal terá força para pressionar o Copom, que se reúne nos próximos dias 21 e 22.
O PSB trabalha para formar uma federação com o PDT e Solidariedade. Políticos apressadinhos garantem que o PSB sonha em ser uma opção ao PT no futuro.
O economista de grandes instituições financeiras, Marcos Lisboa, em meio ao tiroteio do governo e do PT contra os juros e o BC disse a IstoÉ: “Todos aprovaram a política inflacionária do governo anterior, inclusive a esquerda. Então, a culpa da inflação alta é da política e do governo, não do BC”.
O líder do governo na Câmara Legislativa do DF, Robério Negreiros (PSD), comemorou o retorno do governador Ibaneis Rocha (MDB) ao GDF. “A decisão deixa claro que o governador não teve qualquer participação direta ou indireta nos acontecimentos do dia 8 de janeiro”, garante o parlamentar.
O novo presidente do Superior Tribunal Militar, brigadeiro Francisco Joseli Parente Camelo, elogiou o presidente Lula (PT) durante sua posse e não se cansou de defender a democracia e a pacificação do país. O gesto é visto como “interessante” em meio a um climão entre governo de Forças Armadas”.
Com a volta do governador Ibaneis Rocha (MDB), reeleito no primeiro turno, ao GDF começa de fato o seu segundo mandato – e com cara de terceiro. Tudo indica que o governador usou o tempo que ficou fora para uma grande reflexão do seu governo e aliados.
O ex-presidente Jair Bolsonaro – atualmente em férias nos EUA – sonha em eleger mil prefeitos nas eleições municipais de 2024. A ideia, caso vire realidade, é tentar fortalecer uma grande base de apoio para a disputa presidencial de 2026, caso não fique inelegível até lá. Enquanto isso, bolsonaristas têm visitado o ex-presidente pedindo para que retorne ao Brasil.
Carlos Honorato
[email protected]
Brasília fechou com praticamente 100% dos hotéis ocupados às vésperas do aniversário da cidade.
A segunda ação do projeto BDW Experiências, que compõe o Movimento Brasília Cidade Design, em sua segunda ação, ocupa o espaço Renato Russo até o dia 18 de maio.
Os Amigos do Gabão, com o comando da Presidente Embaixatriz Julie-Pascale Modouté-Bell promoveu a Campanha Solidária da Quaresma cujo objetivo foi arrecadar fraldas geriátricas para lares de idosos.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…