COLUNAS

PONTO FINAL

2 de fevereiro, 2025

Batalhas educadas A indicação do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski tem provocado “batalhas educadas” nos bastidores até mesmo entre aliados do presidente Lula (PT). O curioso é que todos os movimentos feitos até o momento terminam fortalecendo a possível indicação do advogado Cristiano Zanin, fiel escudeiro …

Batalhas educadas

A indicação do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski tem provocado “batalhas educadas” nos bastidores até mesmo entre aliados do presidente Lula (PT). O curioso é que todos os movimentos feitos até o momento terminam fortalecendo a possível indicação do advogado Cristiano Zanin, fiel escudeiro de Lula na jornada do cárcere à Presidência da República pela terceira vez. Apesar de toda campanha de parlamentares e juristas, Zanin continua liderando a corrida com certa tranquilidade.

Ansiedade

Alguns políticos comentam em quase segredo que a ansiedade do presidente Lula (PT) por resultados já está chegando aos ministros. Tanto que alguns estão apressados em lançar programas de sucesso e grande apoio popular. Depois da “genialidade” das passagens a R$ 200 surgiu redução dos juros para o consignado dos aposentados. Mesmo assim, o governo está tentando encontrar um meio termo na questão do teto de juro em relação ao consignado.

Foto: reprodução

Espionagem

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que já se imaginou liderando a oposição ao governo Lula (PT), não vê nada demais a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) espionando cidadãos. E ainda garantiu: “A Abin deve monitorar qualquer elemento nocivo ao estado brasileiro”.

Clã Bolsonaro

O ciumento ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está irritado com a ideia do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de lançar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como candidata. Os filhos do ex-presidente não aceitam. Tanto que a simples publicidade da intenção já irrita a família Bolsonaro. Será que Valdemar está “pisando na bola” ou quer se ver livre de Bolsonaro?

MST alerta

Na resta dúvida de que as invasões do MST criam uma espécie de “saia justa” para governo Lula (PT) e terminam dando munição para oposição defender uma por CPI. Tanto que parlamentares já falam em “leniência” do governo com as ações do MST. Já o movimento fala em apenas um “alerta” sobre a demora na indicação da direção do Incra.

Crime organizado

Pela rede social o deputado Alencar Santana (PT-SP) diz que o ex-presidente Jair Bolsonaro liberou para CACs, 26 armas por hora ao longo dos últimos quatro anos. Diz que tal atitude beneficiou a morte e o crime organizado. E arremata: “Bolsonaro armou o crime organizado”.

Surpresa

Após o retorno do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), muito parlamentares estão atentos aos futuros movimentos políticos. O convite do governador ao senador Izalci Lucas (PSDB) para inauguração de obras deixou alguns parlamentares surpresos e aguardando novos movimentos. Ninguém se arrisca a fazer previsões.

Candidato?

Políticos paulistas estão esperando a hora das viagens internacionais do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Dizem que será o sinal de que pensa em candidatura presidencial. Dizem que tal rito foi praticado pelo ex-governador João Doria.

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Aprovada

A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), desempenhou de forma satisfatória as funções no lugar do governador Ibaneis Rocha (MDB) durante os 66 dias em que esteve afastado. Alguns políticos acreditam que ela cumpriu todos os rituais e conseguiu manter o GDF funcionando e teve uma boa relação com o governo federal.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados