COLUNAS

PONTO FINAL

2 de fevereiro, 2025

Lira X Pacheco  O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) estão em guerra declarada. A divergência está na forma de tramitação das medidas provisórias no Congresso. Lira da sinais que está disposto a conversar, mas não admite perder a parada e até faz insinuações de boicote. Não …

Lira X Pacheco 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) estão em guerra declarada. A divergência está na forma de tramitação das medidas provisórias no Congresso. Lira da sinais que está disposto a conversar, mas não admite perder a parada e até faz insinuações de boicote. Não faltam comentários maldosos de que Lira está morrendo de medo de perde poder no novo governo.

Deslizes

Alguns políticos não gostam de dizer publicamente que o presidente Lula (PT) vem “errando”, mas cometendo alguns “deslizes” que não do “seu feitio”. Um senador da oposição já dispara: “a impressão que se tem é que o presidente estaria tendo dificuldade em se adaptar a nova realidade do Brasil”.

Foto: Abr.

Novo tom

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, abandonou aquele comportamento discreto e está mais falante, dando entrevistas e no ataque contra os juros altos, acompanhando o presidente Lula (PT). Extra-agenda, Costa e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, colecionam algumas arestas com direito até a “chá de cadeira”. Nada insuperável.

Bolsonaro ou Tarcísio

O senador Ciro Nogueira (PP) acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltará em breve ao Brasil e será um forte candidato da oposição. Em caso de alguma turbulência, o senador vê o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um bom nome.

BR-080

O secretário de Relações Institucionais do GDF, Agaciel Maia, e o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) estiveram com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Na pauta, a parceria GDF e governo federal para a duplicação da rodovia BR-080, entre as cidades de Taguatinga e Brazlândia. O ministro já fez o pedido para o Ministério da Fazenda.

Bons negócios

Com uma comitiva de 240 empresários, além de ministros e agregados, o presidente Lula (PT) pretende transformar a sua viagem a China como uma espécie de o primeiro grande feito internacional do seu governo. O presidente que retornar cheio de contratos e bons negócios para o Brasil, inclusive uma definição sobre o satélite para o monitoramento do desmatamento da Amazônia.

PF em ação

A operação para desarticulação um plano da facção criminosa PCC contra autoridades e um dos alvo seria o senador Sergio Moro (UB-PR) mostrou uma Polícia Federal de “volta aos bons tempos”. Muitos políticos elogiaram a ação dos agentes e delegados da PF.

Cargos federais

As nomeações de cargos federais em Goiás só deverão acontecer depois da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a China. Segundo lideranças petistas, os cargos vão continuar nas mãos dos indicados pelo governo passado até que os novos nomes sejam indicados pelo presidente.

Aliança

Correntes do MDB de Goiás acreditam que a manutenção da aliança com o União Brasil, do governador Ronaldo Caiado, pode ser o agente catalizador para a candidatura da empresária Ana Paula Rezende para a prefeitura de Goiânia em 2024. Pela movimentação política, só falta à filha de Iris Rezende decidir se aceita ser candidata.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados