Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Lira X Pacheco O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) estão em guerra declarada. A divergência está na forma de tramitação das medidas provisórias no Congresso. Lira da sinais que está disposto a conversar, mas não admite perder a parada e até faz insinuações de boicote. Não …
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) estão em guerra declarada. A divergência está na forma de tramitação das medidas provisórias no Congresso. Lira da sinais que está disposto a conversar, mas não admite perder a parada e até faz insinuações de boicote. Não faltam comentários maldosos de que Lira está morrendo de medo de perde poder no novo governo.
Alguns políticos não gostam de dizer publicamente que o presidente Lula (PT) vem “errando”, mas cometendo alguns “deslizes” que não do “seu feitio”. Um senador da oposição já dispara: “a impressão que se tem é que o presidente estaria tendo dificuldade em se adaptar a nova realidade do Brasil”.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, abandonou aquele comportamento discreto e está mais falante, dando entrevistas e no ataque contra os juros altos, acompanhando o presidente Lula (PT). Extra-agenda, Costa e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, colecionam algumas arestas com direito até a “chá de cadeira”. Nada insuperável.
O senador Ciro Nogueira (PP) acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltará em breve ao Brasil e será um forte candidato da oposição. Em caso de alguma turbulência, o senador vê o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um bom nome.
O secretário de Relações Institucionais do GDF, Agaciel Maia, e o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) estiveram com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Na pauta, a parceria GDF e governo federal para a duplicação da rodovia BR-080, entre as cidades de Taguatinga e Brazlândia. O ministro já fez o pedido para o Ministério da Fazenda.
Com uma comitiva de 240 empresários, além de ministros e agregados, o presidente Lula (PT) pretende transformar a sua viagem a China como uma espécie de o primeiro grande feito internacional do seu governo. O presidente que retornar cheio de contratos e bons negócios para o Brasil, inclusive uma definição sobre o satélite para o monitoramento do desmatamento da Amazônia.
A operação para desarticulação um plano da facção criminosa PCC contra autoridades e um dos alvo seria o senador Sergio Moro (UB-PR) mostrou uma Polícia Federal de “volta aos bons tempos”. Muitos políticos elogiaram a ação dos agentes e delegados da PF.
As nomeações de cargos federais em Goiás só deverão acontecer depois da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a China. Segundo lideranças petistas, os cargos vão continuar nas mãos dos indicados pelo governo passado até que os novos nomes sejam indicados pelo presidente.
Correntes do MDB de Goiás acreditam que a manutenção da aliança com o União Brasil, do governador Ronaldo Caiado, pode ser o agente catalizador para a candidatura da empresária Ana Paula Rezende para a prefeitura de Goiânia em 2024. Pela movimentação política, só falta à filha de Iris Rezende decidir se aceita ser candidata.
Carlos Honorato
[email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.