Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

31 de março, 2023

Chapa 2026 O governo Lula (PT) ainda nem bem acertou o passo e os mais apressados de plantão já falam numa possível chapa Fernando Haddad-Simone […]

PONTO FINAL
Foto:abr

Chapa 2026

O governo Lula (PT) ainda nem bem acertou o passo e os mais apressados de plantão já falam numa possível chapa Fernando Haddad-Simone Tebet para 2026, principalmente se as novas regras fiscais funcionarem como se espera. Não existe como negar que a união Haddad-Tebet ajudou a vencer algumas resistências. Talvez esteja nesta ação o “sonho” de uma provável candidatura. Só que é bom lembrar duas coisas básicas: as eleições estão bem distantes e as novas regras fiscais ainda tem um longo caminho a percorrer no Congresso. Sem falar no fator Lula.

Boa largada

Não resta a menor dúvida de que o mercado reagiu bem as novas regras fiscais anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Apesar de ter sido uma boa largada ainda existe muita coisa para acontecer durante a tramitação no Congresso. Apesar de tudo, Haddad conseguiu vencer a chamada “oposição própria do PT”.

Dificuldade

Oposicionistas bem humorados acreditam que, apesar de todo o esforço do ministro da Fazenda e de sua equipe, é uma batalha hercúlea fazer uma regra fiscal que agrade o bolsonarista e presidente do BC, Roberto Campos Neto, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Simpatia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apesar de enfrentar uma oposição interna dentro do PT e até de setores do governo Lula vem angariando simpatias dentro do Congresso. É aquela máxima: bater é sempre mais fácil do que criar alguma útil.

Foto: reprodução

“Força Bolsonaro”

Parlamentares da oposição não acreditam na tal “força Bolsonaro” para ser oposição contra o governo Lula (PT). A tese de alguns é que ainda não se fez um resumo do caos deixado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em todos os setores. “Muita gente não sabe dos fatos verdadeiros do que foi o governo passado”, diz um senador.

Impeachment

Em menos de 100 dias, o presidente Lula (PT) já tem seis pedidos de impeachment na Câmara. Alguns parlamentares lembram que o presidente da Câmara, Arthur Lira, em experiência no assunto. Afinal de contas, “engavetou” mais de 150 pedidos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foto: Agência Senado

Pela Constituição

Cansado da chamada “falsa briga” de poder do presidente da Câmara, Arthur Lira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu seguir a Constituição e instalar as comissões mistas para análise das medidas provisórias (MPs).

Mal-humorado

Além de criar atritos e dar “chá de cadeira” em alguns ministros, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, vem abusando do mau humor com seus companheiros de governo. Alguns já brincam e perguntam: onde anda aquele amável ministro do começo do governo. Até a base aliada está chiando. Está na hora do presidente Lula (PT) entrar em ação.

Ibama

Passado o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) voltou a cumprir suas atribuições e combater o garimpo ilegal nas terras indígenas (TIs), tanto a dos ianomami e quanto as outras.

 

Carlos Honorato
[email protected]