Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

3 de junho, 2024 / Por: Carlos Honorato

Saúde e Entorno

O sistema de saúde do DF sempre foi pressionado pelos moradores da região do Entorno.

Ponto Final
Foto: reprodução

Quando esteve na Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) da Câmara Legislativa, a secretária de Saúde, Lucilene Queiroz (foto), lembrou que a saúde tem uma demanda de 5 milhões de pessoas que tencionam o sistema. Entre 2 e 2,5 milhões dessas pessoas vêm de regiões vizinhas, principalmente com leitos hospitalares e internação. E mais: conforme o relatório referente aos dois últimos quadrimestres de 2023, 49% da demanda das internações da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) foram atendidas pela rede da SES-DF.

Indecisão

Alguns políticos argumentam que o presidente Lula está muito indeciso em relação as eleições municipais. A curiosidade de tal situação é que o PP, Republicanos e União Brasil possuem cinco ministérios do governo Lula, mas não apoiam candidatos do PT nas grandes capitais.

Aliança

O presidente da Câmara, Arthur Lira, não quer passar para a história “no esquecimento” como muitos os seus antecessores. Tanto que passou aceitar alianças do PT ao PL com uma finalidade única: eleger Elmar Nascimento como novo presidente da Casa.

Moro e Deltan

Será que o senador Sergio Moro vai mesmo tentar disputar o governo do Paraná? O seu amigo o ex-deputado cassado Deltan Dalagnol tenta de todas as formas viabilizar sua candidatura à prefeitura de Curitiba. Há quem aposte de Moro não estaria com muita disposição para disputar o governo do Paraná. Aguardemos…

“Orçamento secreto”

O Supremo Tribunal Federal decidiu pelo fim do “orçamento secreto” em 2022. Só que na prática o “estranho sistema” continua atuante usando um novo esquema corporativo dentro do Congresso. Como disse um deputado recentemente, o esquema veio para ficar, pois o Congresso assume ares de uma espécie de “gestor” do Orçamento.

Alfabetização

O presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araújo e Oliveira, disse em artigo publicado no Estadão, que novo programa de alfabetização do MEC consegue ao mesmo tempo ignorar todos os avanços da ciência e repetir todos os erros do passado. A história se repete, desta vez como uma tragédia.

TSE

A ministra Cármen Lúcia assume hoje a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em substituição ao ministro Alexandre de Moraes. A cerimônia de posse deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades, mas será mais reservada que a de Moraes em 2022.


Moro e Deltan

Será que o senador Sergio Moro vai mesmo tentar disputar o governo do Paraná? O seu amigo o ex-deputado cassado Deltan Dalagnol tenta de todas as formas viabilizar sua candidatura à prefeitura de Curitiba. Há quem aposte de Moro não estaria com muita disposição para disputar o governo do Paraná. Aguardemos…


MPF

Acontece nesta terça-feira uma reunião interna do Conselho do Ministério Público Federal. A ideia é dar rumos a atual gestão do PGR, Paulo Gonet. Duas das três cadeiras de cada Câmara de Coordenação e Revisão serão renovadas, além das turmas temáticas.

Servidores

O pretenso candidato à presidência da República, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo, não gosta mesmo dos servidores públicos. O aumento linear proposta e aprovado em primeiro turno pelos deputados estaduais prevê um reajuste de apenas R$ 47,22 para os 42.468 auxiliares da educação básica, que ameaçam com uma greve.


Foto: reprodução

Brasília Santiago

A Latam promoveu no sábado a cerimônia da retomada do voo ligando Brasília à Santiago (Chile). O secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, pontuou que os voos diretos podem incentivar os negócios não só para o Brasil como um todo, mas diretamente para o DF, trazendo mais turistas para conhecer o Quadradinho, a arquitetura e as belezas do Centro-Oeste.

Carlos Honorato
[email protected]