Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

7 de junho, 2024 / Por: Carlos Honorato

Insatisfação com governo

Aliado do governo Lula, o líder do PSD no Senado, Otto Alencar, diz que em entrevista ao Valor que há uma “insatisfação clara” dos parlamentares da base aliada com o governo Lula.

Ponto Final
Foto: reprodução

Ele revela um erro primário de integrantes do governo: os parlamentares não conseguem acesso aos ministros e reclamam de falta de atenção. O desabafo do senador acontece após uma série de derrotadas do governo no Congresso. Em determinado momento da entrevista, Alencar chega a dizer: “É duro falar isso, mas muitos senadores não têm nem acesso aos ministros, nem retorno das ligações”. Muito transparentes, Alencar revela: “Alguns senadores dizem: ‘Otto, eu sou ninguém para o governo. Eles acham que eu não existo’. A desatenção tem sido muito grande”, contou. Parece que a situação exige mudanças urgentes no comportamento do governo Lula.

Sugestões

Caso o presidente Lula precise de sugestões para a reforma ministerial pode colocar na lista Alexandre Padilha, Rui Costa – visto como insuportável etc – e Paulo Pimenta, que sonha em ser governador do Rio Grande do Sul.


Jogo pesado

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) já teria decidido que com ou sem o apoio de Lula vai jogar todas as fichas na eleição do seu candidato Elmar Nascimento (União-BA), que não desperta tanto apoio na Casa. O primeiro passo foi fazer acenos claros aos bolsonaristas com pautas de costumes e outros absurdos. Em meio a tudo isso, a Frente Parlamentar da Agricultura aposta no deputado bolsonarista Pedro Lupion (PP-PR). Só para lembrar a frente conta com 200 deputados.


Nova política

A prática política hoje em dia no Congresso é a da lacração. Qualquer sessão o que se vê são inúmeros políticos de celular na mão gravando vídeos para redes sociais. Muitos estão monetizando os vídeos e faturando um salário extra. A qualidade da maioria dos vídeos e duvidosa e muitas vezes são feitas colocações distantes da verdade.


Gleisi

A deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, não é unanimidade no partido e vive enfrentando críticas pesadas. Pessoas próximas dizem que ela merece um lugar na Esplanada por tudo que fez e faz pelo partido. Quem sabe Lula atenda o pedido quando fizer a reforma ministerial tão exigida por muitos. Melhor do que muitos ministros ela já mostrou que é.


Esforço

Uma boa notícia para o Rio Grande do Sul. O Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão Econômica para América Latina (Cepal) vão juntar esforço com o governo federal e o governo do Rio Grande do Sul no trabalho para a reconstrução do Estado.

Saúde e Entorno

Governado pelo médico e possível candidato à presidência da República, Ronaldo Caiado (UB), Goiás – mais especificamente a região do Entorno – é responsável por grande parte dos atendimentos nos hospitais de Brasília. Existem registros de que boa parte dos atendimentos nos hospitais regionais do Gama e de Santa Maria são de moradores de Goiás, principalmente Luziânia, Valparaíso e Novo Gama. E mais: o Hospital Regional de Brazlândia tem alta demanda em atendimentos de Águas Lindas, uma cidade com mais de 230 mil habitantes que tem apenas um hospital.

Bancos

Apesar de todas as críticas ao governo Lula, os bancos não tem o que reclamar. Isto porque o lucro líquido deles chegou a R$ 145 bilhões no ano passado. Uma alta de 5% em comparação com 2022.

Prisão

Apesar de ter sido condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelo STF em 24 de maio de 2023, o ex-senador Fernando Collor de Mello ainda não teve o seu pedido de prisão expedido. A condenação foi em função de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por crimes relacionados à BR Distribuidora. Qual será o motivo de tanta demora?

Gayer desiste?

O ainda candidato à prefeitura de Goiânia, Gustavo Gayer (PL) estaria pensando seriamente em desistir da disputa. O que acontece é que existe um racha dentro do PL goiano. Integrantes do partido garantem que Gayer é o preferido, mas se ele desistir é preciso que o partido seja ágil na escola de um outro candidato. Há quem diga que o sonho pessoal do parlamentar é a disputa por uma vaga no Senado em 2026.

Armação

Alguns políticos de Goiânia estão sentindo cheiro de “armação” na operação Transata, da Polícia Civil de Goiás, contra o prefeito Rogério Cruz. Tanto que o Solidariedade resolveu manter apoio a pré-candidatura à reeleição do prefeito, apesar de saber que as chances de sucesso estão próximas a zero.

[email protected]