Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

12 de junho, 2024 / Por: Carlos Honorato

Decisão equilibrada

Depois de muitos comentários equivocados sobre o uso das câmeras corporais por policiais militares, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), classificou de “equilibrada” a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, sobre as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre o uso das câmeras corporais. É o que se diz: quando o governador quer ele entende bem as coisas.

Ponto Final

“Dever de casa”

A tal centro-direita continua com a bandeira em punho de que o governo Lula precisa cortar gastos. Na visão tosta deles cortar gastos com a saúde e educação é uma espécie de “dever de casa”. Talvez fosse assim no governo passado. Independente do bate-boca, a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estuda estabelecer um limite do aumento de despesas com saúde e educação na faixa de 2,5% por ano.

Mandato

A Câmara dos Deputados deve apreciar hoje o projeto de resolução que permitirá que a direção suspenda cautelarmente o mandato de parlamentar alvo de representação por quebra de decoro. O projeto de urgência foi aprovado na sessão de terça-feira por 320 votos a 142.

Insatisfação

Alguns políticos classificam de “vexame” o governo Lula ter uma MP devolvida pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco. Esta é a segunda vez que Lula passa por tal constrangimento. A primeira vez foi no seu segundo governo em 2008. A leitura simples do ato é o que alguns definem como “insatisfação” dos políticos com o governo.

Fake news

O combate e a punição aos responsáveis pela disseminação de informações falsas (fake news) sobre a tragedia climática do Rio Grande do Sul é uma das bandeiras do ministro da reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, que participou de uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Não é preciso dizer que não faltaram a troca de acusações entre governistas e a oposição.

Greve

O governo Lula ainda não conseguiu dar uma solução para a greve dos funcionários de universidade federas e institutos federais, paralisados desde abril. Alguns grevistas dizem que se Lula ainda fosse sindicalistas estaria ao lado das categorias em greve. Mesmo assim, Lula diz que “o Brasil precisa muito de gente diplomada, de cientistas, advogados, matemáticos, especialistas em saúde”.


Moradia

A ideia do governo do Rio Grane do Sul sobre a construção de casas provisórias para os atingidos pela tragédia climática não agradou o presidente Lula. De forma bem suscinta, Lula diz que não se pode colocar os atingidos pelas enchentes em lugares inóspitos e inseguros mais uma vez. Em resumo é mais uma rusga entre Lula e Eduardo Leite.


Gestão de crise

Em proposta do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), a Câmara Legislativa do DF aprovou e instituiu o protocolo de gestão de crise no enfrentamento das chamadas doenças sazonais. Pelo projeto, o GDF deverá promover ações preventivas à dengue, gripe e à renite alérgica e asma nos seus respectivos períodos. Caberá a Secretaria de Saúde elaborar os cronogramas de enfrentamento das doenças.


Sem contratos

Projeto do ex-deputado José Gomes, que proíbe que empresas que tenham sido condenadas pela prática de trabalho análogo à escravidão tenham contratos com a administração pública do DF avançou na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa.


Águas Lindas

É quase um milagre. Depois de 17 anos, o Hospital Bom Jesus, de Águas Lindas (GO), uma cidade com mais de 230 mil habitantes, será inaugurado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), no próximo dia 17. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi convidada para a solenidade. Ao entrar em funcionamento o hospital deverá provocar uma pequena redução na pressão da procura da população por serviços médicos na rede de saúde pública do DF.


[email protected]