
Gourmet Brasília
Galinha à Cabidela, o prato preferido de JK
Durante a construção de Brasília, entre 1956-1961, ele não dispensava uma galinha ao molho pardo
As emendas parlamentares continuam sendo uma espécie de “pedágio” dos últimos governos. Uma reportagem do Estadão mostra que “as despesas do Orçamento da União e o histórico de mudanças na Constituição mostram que, a cada folga orçamentária que negociou com o Congresso, o Executivo teve de pagar pedágio para as indicações dos congressistas entre 2015 e 2023.
Em 2024, a previsão segue a mesma tendência”. Alguns políticos acreditam que as gestões de Arthur Lira (Câmara) e Rodrigo Pacheco (Senado) sejam responsáveis por distorções no Orçamento.
O muito criticado, mas sempre otimista ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, acredita que nesta semana a votação da regulamentação da reforma tributária desencanta. Caso isto aconteça, o governo fecha o semestre com a agenda econômica e social sendo votada.
Parlamentares da base do governo Lula já estão usando o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no polêmico caso de desvios de joias como “caso grave” na campanha eleitoral municipal. A ideia é tentar usar o indiciamento como forma de tentar desgastar o principal cabo eleitoral da direita, Jari Bolsonaro.
A chamada “centro-direita” brasileira já se move contra alguns dogmas bolsonaristas como negacionismo as vacinas e outros absurdos. E mais: não vão esperar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escolher determinado candidatos para as eleições de 2026. A ideia é começar a fazer acenos ao governador de São Paulo, Tarcísio e Freitas.
As pesquisas dos institutos da França erraram feio nas eleições de domingo. Ao contrário do previsto, os franceses escolheram políticos de esquerda e de centro-esquerda para formarem maioria no Parlamento. O curioso é que as pesquisas mostravam que o resultado seria a vitória do partido de extrema direita, de Marine Le Pen, que terminou em terceiro lugar.
Em sua participação em um encontro da direita em Balneário Camboriú (SC), o presidente da Argentina, Javier Milei, disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofre de perseguição judicial no país. Lembrou que a “liberdade de expressão, valor fundamental da democracia, se encontra questionada nas principais potências do mundo sob a desculpa de não ferir a sensibilidade de ninguém, ou respeitar supostos direitos de minorias ruidosas”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conquistou mais votos do que o presidente Lula (PT), em Goiás, nas eleições de 2022. Lula anda fugindo de visitas ao estado temendo ser vaiado. O curioso é que o bolsonarismo está forte nas cinco cidades com os maiores PIB: Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Catalão. A previsão é que o bolsonarismo pode repetir a dose nas eleições municipais do final do ano.
Está na hora do Ministério da Saúde apressar a chamada “oferta” de medicamentos para câncer de mama no SUS. Existem casos que que a demora passa de seis meses. O pior é que muitas pacientes são obrigadas a entrar na Justiça para ter acesso aos remédios.
Uma boa notícia para o DF: menor número de homicídios em 25 anos. O carro chefe foi o programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, que permite a integração eficiente entre tecnologia, inteligência policial e bom relacionamento com setores da sociedade civil. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, explica que o DF tem reduzido os índices criminais graças a uma “gestão de segurança pública consolidada e em constante aprimoramento”.
Inaugurando recentemente pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), com muita pompa, o Hospital Regional de Águas Lindas, ainda não está funcionando 100%. A direção explica que a ampliação dos serviços ainda demora um pouco. Algumas especialidades os pacientes ainda estão tendo que recorrer a rede pública de saúde do DF.
Durante a construção de Brasília, entre 1956-1961, ele não dispensava uma galinha ao molho pardo
Raul Queiroz Neves, renomado advogado, agora mostra também seu talento como escritor.
O setor de serviços do Distrito Federal registrou alta expressiva de 9,2% em fevereiro de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…