COLUNAS
Ponto Final
12 de julho, 2024 / Por: Carlos HonoratoMabel cresce
O ex-deputado Sandro Mabel (UB) está crescendo em pesquisas privadas realizadas em Goiânia. O fato de contar com o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) é visto como fator fundamental para a possível eleição de Mabel.
Já os entusiastas da campanha de Adriana Accorsi acreditam que a petista tem chance de dificultar em muito a disputa num possível segundo turno. Já o futuro da candidatura do senador Vanderlan Cardoso (PSD) está sendo vista com “desconfiança” em função de “outros interesses”. Só que o senador garante que seu nome estará na célula de votação da eleição.
Queda
O apresentador de TV, Datena, que em várias eleições aparece e depois desiste, caiu de 17% para 11% na corrida eleitoral para a prefeitura de São Paulo. Já tem gente dizendo que a “queda” pode servir de “motivo” para Datena abandonar – mais uma vez – a corrida eleitoral paulista.
Desastre
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) classificou de “um desastre para a credibilidade dos partidos políticos” a chamada “PEC da Anistia”. Pela proposta aprovada pela Câmara de absolve os partidos que não cumpriram a cota mínima de recursos a candidaturas de negros e mulheres nas eleições de 2022.
Buriti 2026
O nome da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) já começa a circular em algumas rodas petistas como “um bom nome” para a disputa do governo do DF nas eleições de 2026. Existe uma corrente que acredita que a deputada não toparia, mas outras acreditam que ela estaria disputa a “conversar” sobre a questão.
Abin paralela
As investigações da chamada “Abin paralela”, que investiga o monitoramento ilegal de autoridades públicas, já está sendo vista como “bem pior” do que a vendas de joias sauditas. A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a classificar as investigações como “objeto de ficção”. Só que o que já foi apurado até o momento deixa o ex-presidente em situação delicada.
Inocentes
O curioso em todas as investigações do caso da “Abin paralela” é todos os citados agora nas investigações são inocentes e que as investigações da Polícia Federal estão erradas. Não se pode entrar no mérito ainda. Afinal, o caso será julgado pela justiça, onde os citados poderão comprovar sua “inocência”.
Não serve
Depois que o presidente Lula (PT) deu uma folga nas críticas ao comportamento do Banco Central e do seu presidente, Roberto Campos Neto, entrou em cena o presidente do Sebrae, Décio Lima, que dispara: “Da maneira como está sendo conduzido, o Banco Central não é independente, não serve aos interesses do povo brasileiro, porque está sendo utilizado a serviço dos rentistas, daqueles que ganham dinheiro, tornando ainda mais difícil a vida do trabalhador”.
Olimpíadas
Para desespero dos invejosos, a primeira-dama Janja Silva irá representar o presidente Lula (PT) nas Olimpíadas em Paris. Recado do presidente: vai ver o grande evento “pelos olhos dela”. A pergunta que se faz entre alguns políticos é por qual razão a oposição se preocupa tanto com a participação de Janja.
Em alta
Cresce cada vez mais a estrela do presidente do PSD, Gilberto Kassab, junto ao presidente Lula (PT). Alguns petistas tentam ignorar o acesso de Kassab, mas outros já sentem que a tendência é um maior crescimento do PSD dentro do governo.
De volta?
A ex-deputada federal Flávia Peres já ensaia uma possível candidatura nas eleições de 2026. Derrotada pela hoje senadora Damares Alves na última eleição, Flávia pode tentar uma vaga de deputada federal. A disputa não será nada fácil.
Fichas sujas?
O Tribunal de Contas do Paraná entregou ao TRE do Estado, um “listão” com cerca de 1,8 mil nomes de agentes públicos “enrolados” naquela Corte. Diferentemente dos antigos listões de vestibular, quem aparece nesse relatório do TCE-PR está com suas contas reprovadas. Pelo jeito, os ex-prefeitos de Ponta Grossa e Foz de Iguaçu, Marcelo Rangel e Paulo Mac Donald, estão reprovados.