COLUNAS
Ponto Final
15 de julho, 2024 / Por: Carlos HonoratoRelatório grave
Bolsonaristas fanáticos, mas com os pés no chão, acreditam que o relatório da Policia Federal sobre a venda de joias e de suposto recebimento de dinheiro por parte do então presidente Jair Bolsonaro (PL) “é grave”.
Alguns chegam a dizer que só o futuro pode dizer o que poderá acontecer com o político Bolsonaro, que está inelegível até 2030. A PF indicou o ex-presidente e mais 11 por crimes de lavagem de dinheiro a peculato. O próximo passo agora é a posição da Procuradoria Geral da República. Alguns advogados dizem que se a PGR denunciar o ex-presidente a pena pode chegar a mais de 20 anos de prisão. Só que tem muita coisa para acontecer até lá. A defesa de Bolsonaro não está pessimista, tanto que um dos advogados chamou a denúncia da PF de “ficção”.
Armas
A redução de 70% nos impostos sobre armas de fogo aprovado na reforma tributária na Câmara preocupa agentes segurança. Hoje quem compra uma arma paga 89,25% de impostos. O risco é que a desoneração facilita o acesso as armas, o que posse ter consequências graves no futuro.
Janja
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, deverá atuar no PT e nas eleições municipais do final do ano. Aliados garantem que Janja não quer “derrubar ninguém”, mas ajudar no que for necessário. Espera-se que alguns apressados petistas não comecem a “ter ideias” sobre o futuro político da primeira-dama.
Certeiro
Em editorial o Estadão diz que o “atentado contra Trump representa uma dramática escalada da violência política que tem marcado os EUA desde que o ex-presidente incitou a invasão do Capitólio no 6 de janeiro” de 2021.
Na boa
De acordo com pesquisas, os prefeitos de Recife, João Campos (PSB), e o do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), devem ser reeleitos nas eleições do final do ano. No Recife, Campos está com 75% e o segundo tem apenas 7%. No Rio, Paes tem 53% e o segundo colocado 9%. Será que dá tempo para alguma reação diante dos números do Datafolha?
Indecência
Direita, esquerda e agregados se uniram na indecente PEC que perdoa multas impostas aos partidos e outras irregularidades. Não se trata de multas irrisórias aplicadas pela Justiça Eleitoral entre 2018 e 2023. Cálculos prévios estimam que a multa pode passar da casa dos R$ 23 bilhões.
Presidência
Contrariando de algumas versões, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), trabalha em várias frentes para viabilizar sua pré-candidatura à presidência da República em 2026. Um dos caminhos e tentar ganhar a confiança do bolsonarismo. O problema é que já se fala que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria trabalhando para tentar viabilizar seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL), como candidato à presidência em 2026.
Abusos
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa, deputado Chico Vigilante (PT), usou como exemplo o Posto Petrolina, em Taguatinga, para denunciar o abuso nos preços dos combustíveis cobrados pela maioria dos postos do DF. Denunciou que os postos aumentaram o preço da gasolina em 40 centavos, além do valor reajustado. E arrematou: “a cada centavo de aumento no preço do combustível, os postos de gasolina podem lucrar cerca de um milhão de reais às custas da população”.
Prospera
O Prospera – programa de microcrédito do Governo do Distrito Federal – vem mudando a vida de milhares de empresários nos últimos cinco anos. Tanto que de 2019 até o mês de junho, 2.750 pessoas foram beneficiadas com cartas de crédito para melhorar seus negócios. O total de crédito concedidos até o momento chega a quase R$ 45 milhões.
Valparaíso
Atendendo a um pedido do presidente Lula (PT), a ex-prefeita Lucimar Nascimento (PT) entrou na disputa eleitoral em Valparaíso pela vaga do atual prefeito Pábio Mossoró (MDB). O anúncio da novidade aconteceu na sexta-feira na presença de lideranças petistas de Brasília e Goiânia. Há quem diga que Lucimar retira o prefeito e seu grupo da “zona de conforto”.