Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

17 de julho, 2024 / Por: Carlos Honorato

Corrida ao Buriti

O caminho que a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) irá tomar nas eleições de 2026 vem sendo muito discutido em algumas rodas de políticos.

Ponto Final
Damares - Michelle Bolsonaro - Celina - Foto: Reprodução

Uma coisa parece certa: Damares tem declarado apoio a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP-DF), que disputará o Buriti em 2026. Já para o Senado, Damares irá apoiar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF). Pelo andar da carruagem, as mulheres chegam fortes para as disputas de cargos majoritários nas eleições de 2026 no DF.

Dificuldade

As declarações da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), nascida no berço bolsonarista, demonstram que está cada vez mais difícil o projeto do senador Izalci Lucas (PL) de disputar o Buriti em 2026. Só que o senador tem trabalhado muito para tentar o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que ainda não deu sinais claro de que irá apoiá-lo.


Erika 2026?

A deputada Érika Kokay (PT) – sempre lembrada para disputar o Buriti como representante da esquerda no DF – ainda precisa ser convencida para entrar neste novo projeto político. Não é a primeira vez que o PT sonha com a deputada disputando o Buriti. Nas outras vezes ela preferiu continuar na disputa da Câmara e sempre com sucesso. Érika chegou a Câmara em 2011.


Disputa

O ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), deverá ganhar a vaga do deputado federal Gilvam Máximo (Republicanos). O placar da disputa no Superior Tribunal Federal está 6 a 1 para o ex-governador.

Em baixa

O ex-deputado Geraldo Magela (PT-DF) vem tentando se posicionar no jogo de sucessão do GDF para as eleições de 2026, mas antes precisa tentar convencer os companheiros do próprio partido.
Discursos
O presidente Lula (PT) deverá continuar com seus “discursos eleitorais”. A ideia é ficar abordando todos os temas do governo em entrevistas e eventos pelo país. As últimas pesquisas mostraram que a população abraçou as falas do presidente e até melhorou a performance do governo.

Antecipação

Com medo que o comunicador José Luiz Datena repita o que fez em três outras oportunidades em que desistiu da disputa, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, sugeriu ao comando municipal tucano em São Paulo, que antecipe a convenção para confirmar a candidatura de José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo. Já se fala que a convenção deverá ser antecipada de 3 de agosto para até o final de julho.


Secom

No final do próximo mês de outubro, o ministro Paulo Pimenta deverá retomar suas funções na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. É que em setembro a Secretaria Extraordinária para reconstrução do Rio Grande do Sul, da qual Pimenta é titular, será extinta, pois vence a MP de criação do órgão.


Pedido

Pelas redes sociais o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) fez um pedido as “autoridades” que devolvam o seu computador e outros objetos pessoais apreendidos no final de janeiro. E arrematou o filho Zero Dois do ex-presidente Jair Bolsonaro: “preciso continuar meu trabalho”.

Agro em risco

Um alerta grave do “Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos” produzido ao longo de três anos e lançado terça-feira por um grupo de 100 pesquisadores de várias áreas. O relatório mostra que caso o modelo atual do agronegócio seja mantido no futuro,
com pressão sobre o capital natural e produzindo grandes impactos ambientais, a atividade corre o risco de ficar inviável. E mais: alguns cenários projetam que a viabilidade de 74% das atuais terras agrícolas na fronteira da Amazônia com o Cerrado pode ficar comprometidas até 2060.

Gás

Nos últimos cinco anos, o preço do botijão de gás de 13 quilos subiu mais para a população do que o preço do GLP para distribuidoras e refinarias. A constatação faz parte de um estudo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) dos últimos cinco anos. Está na hora de uma boa fiscalização nas revendas.

[email protected]