Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

19 de julho, 2024 / Por: Carlos Honorato

MST nas eleições

O MST tem uma meta ousada: lançar até 700 candidatos nas disputas das eleições municipais.

Ponto Final
Foto: Reprodução

Depois de 40 anos de fundação, o MST sonha em ocupar Câmaras municipais e prefeituras em várias cidades do Brasil. Segundo reportagem da revista Carta Capital, a proposta de “ocupar o latifúndio institucional” também é uma reação à ofensiva ruralista no Congresso, com dezenas de projetos destinados a criminalizar os grupos que lutam por reforma agrária.

Disputa no CFM

A disputa pelo comando do Conselho Federal de Medicina ganhou as redes sociais com o panfleto “Fora PT da Medicina”. A campanha visa evitar chapas progressistas e incentivar o voto em candidatos conservadores. O medo dos direitistas é o crescimento do Movimento Muda CFM. As eleições estão marcadas para os dias 6 e 7 de agosto. É bom lembrar que durante a pandemia o CFM incentivou tratamentos ineficazes contra a Covid.

De longe

O presidente Lula (PT) tem dito que acompanhará as eleições para presidência da Câmara de longe e que não irá se meter. Ninguém acredita em tal promessa, visto que o presidente adora uma disputa. Aguardemos…

Vacinação

Sem ter qualquer lembrança do governo passado, o Brasil melhorou em termos de imunização infantil. Segundo mostra um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o número de crianças sem receber a dose da DTP1, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, caiu de 418 mil em 2022 para 103 mil em 2013. É o Brasil cumprindo o dever de casa.


Com Bolsonaro

Para quem chegou a imaginar que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), poderia em algum momento apoiar Lula (PT) se enganou. Em alto e bom som, o governador garante que será fiel ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) até o fim de seu mandato.


Golpes virtuais

De acordo cm o Anuário de Segurança Pública de 2024 a criminalidade vem abandonando as ruas e ocupando a internet. São os já conhecidos golpes virtuais e estelionatos, cujo o caminho natural é o celular. Só para se ter uma ideia, ocorre um golpe virtual a cada 16 segundos no Brasil.

Jogo de cena?

Depois da anulação dos vídeos da Operação Caixa de Pandora, o ex-governador José Roberto Arruda disse para a colunista Ana Maria Campos (Correio), que não pretende mais voltar a política. Só que alguns políticos pensam o contrário e chegam a dizer que agora pode ser “a grande chance de Arruda tentar voltar a política partidária”. O alerta é de que “o caminho não será fácil”.


Amazônia

O ex-ministro Aldo Rabelo, autor do livro “Amazônia: a maldição das Tordesilhas”, disse ao podcast Mundioka, da Sptunik Brasil, que se a Amazônia for declarada um bem comum, a biodiversidade “não vai ser do mundo, vai ser dos laboratórios norte-americanos e europeus”. Rabelo lembrou que “não há nada que tenha a relevância geopolítica da Amazônia nem no Brasil nem no mundo”.


Armas

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública informa que o Brasil tem mais de 4,8 milhões de armas de fogo que serão fiscalizadas, a partir de 2025, pela Policia Federal. O total levantado é a soma das armas com registro ativo (2.088.048) e as vencidas (1,7 milhão). Já o total de armas de fogo com caçadores, atiradores e colecionadores (CAC) com registro na Polícia Federal chega a 963 mil.

Valparaíso

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), fechou uma aliança com o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), para as eleições municipais para o final do ano. Com a aliança, o candidato a prefeito será Marcos Vinicius (MDB). Ficará com o União Brasil a indicação do vice ou da vice.

[email protected]