COLUNAS
Ponto Final
22 de julho, 2024 / Por: Carlos HonoratoEmpate técnico
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) e a deputada federal Adriana Accorsi (PT) estão empatados tecnicamente na disputa pela Prefeitura de Goiânia com 20% e 19% das intenções de votos.
É o que diz uma pesquisa Serpes/O Popular feita nos dias 14 e 15 de julho. A margem de erro é de 4%. Na estimulada, o candidato do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), Sandro Mabel (UB), é o terceiro colocado com 14,8% das intenções de voto. O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD) tem 7% em empate técnico com o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) que aparece com 7,2%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo GO-07066/2024. A votação em primeiro turno acontece no dia 6 de outubro.
Rejeição
O grande desafio do candidato a reeleição e prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade) é a sua rejeição de 55,4%. Pesquisa Serpes/O Popular mostra que 46,3% dos entrevistados dizem que a atual administração como péssima e 11, 8% como ruim.
Presentes
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania deve investigar, a mando do Tribunal de Contas da União, uma lista de presentes que a hoje senadora Damares Alves (Republicanos-DF) recebeu durante seu tempo no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Detalhe: a lista sumiu. Damares diz que não existe nada de errado e que a lista sumiu no governo do PT.
Redes
O presidente Lula (PT) pretende se envolver na regulamentação das redes sociais. É que o tema, a longo prazo, é fundamental para os planos eleitorais de sua base. O bolsonarista Arthur Lira é resistente a questão. Tanto que barrou na Câmara o texto que veio do Senado.
Cortes
O governo prepara uma grande operação contra o pagamento de benefícios irregulares da Previdência e Bolsa Família etc. É bom que haja precisão nos cotes e rapidez na correção dos equívocos, caso sejam cometidos.
Convenção
Temendo uma desistência súbita do apresentador José Luiz Datena (PSDB), candidato à Prefeitura de São Paulo, o PSDB resolveu antecipar a convenção para o dia 27 de junho. A ideia é tentar evitar especulações futuras sobre a permanência ou não de Datena na corrida eleitoral paulista.
Dificuldade
Alguns políticos, inclusive bolsonaristas, acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonarista está em situação complicada por duas investigações da Polícia Federal: do roubo de joias – já foi indiciado por três crimes – e pela investigação da chamada Abin paralela, que teria espionado ilegalmente adversários políticos e até ministros do Supremo Tribunal Federal.
Silêncio
Até o momento o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não acenou para apoiar qualquer candidato ao GDF nas eleições de 2026. A única versão que circula entre os políticos é que ele vai esperar passar as eleições municipais para refletir sobre a questão. A alegação é a de que as eleições ainda estão distantes para um veredito no atual momento.
No ataque
Em campanha pela eleição de Guilherme Boulos para a prefeitura de São Paulo, Lula disparou contra o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB): O presidente disse que Nunes teve que “engolir” o indicado do ex-presidente Jair Bolsonaro para vice. E mais: “Bolsonaro fez ele (Nunes) escolher um candidato a vice que era quase que um ditador da Ceagesp, tratando mal as pessoas, proibindo o sindicato de funcionar”.
Megaoperação
A pedido do presidente Lula (PT) ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a Polícia Federal (PF) fará uma megaoperação para combater fraudes em programas sociais. Entre os golpes está o que golpistas tiram carteiras de identidade em vários estados brasileiros e, assim, multiplicam seus benefícios.
Arma
O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) teve seu pedido de porte de arma negado pela 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro. O juiz federal Vidor Teitel diz na sentença que o vereador não comprovou a “efetiva necessidade” para portar uma arma. Cabe recurso.
Vacinas
A Secretaria de Saúde do DF está fazendo um trabalho necessário e bem interessante. É que equipes estão percorrendo várias localidades onde vão tocar a campainha d 4,7 mil imóveis. A ideia é conferir como está a vacinação das crianças e até mesmo aplicar doses atrasadas. O foco é conferir vacinas de poliomielite e de sarampo.