Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

29 de julho, 2024 / Por: Carlos Honorato

Sempre Venezuela

O presidente Lula (PT) ainda está em silêncio sobre o suspeito anúncio da Comissão Eleitoral de Venezuela sobre a vitória de Nicolás Maduro para mais um mandato.

Ponto Final

A oposição canta em coro que houve fraude. Muitos políticos dizem que o Lula está numa “situação delicada”. Só que em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores informa que “acompanha com atenção o processo de apuração” das eleições presidenciais na Venezuela. E mais: vai aguardar a publicação dos “dados desagregados” pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela – “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”. Já o presidente do Chile, Gabriel Boric, exigiu transparência na contagem de votos na Venezuela. “A entrega dos resultados da eleição para a Venezuela deve ser transparente”, disse o líder chileno.

Transparência

A exemplo do Brasil, os governos de Uruguai, Argentina, Equador, Paraguai, Peru, Panamá, Costa Rica e República Dominicana acompanham o desenrolar da apuração da eleição venezuelana e exigiram que os resultados sejam respeitados. Eles também pediram que seja liberado acesso dos fiscais de urna às atas de votação.

Casa de general

Com o título “Exército gasta R$ 3,6 milhões para construir casa na ‘fazendinha’ dos generais”, o Estadão informa que o valor gasto foi para a construção de uma casa para um general no Setor Militar Urbano. E mais: “o imóvel faz parte da Quadra Residencial de Generais, que, na prática, funciona como um condomínio privativo para o Alto-Comando da Força Terrestre”.


Alerta

Candidata à presidência do Senado, Soraya Thronicke (Podemos-MS), ataca a distribuição dos recursos de emendas parlamentares emendas. Em entrevista à revista IstoÉ, a senadora alerta que a eleição de Davi Alcolumbre (UB-AP) pode até agravar ainda mais a crise entre os poderes e levanta até a possibilidade de um novo impeachment no Congresso contra o presidente Lula (PT) e ministros do Superior Tribunal Federal (STF). E mais: “Não é o Regimento Interno do Senado que manda hoje. O que manda é o RIDA, o “Regimento Interno do Davi Alcolumbre”.


Sucessão

Alguns setores do PT engatinham um debate sobre a sucessão do presidente Lula tendo como foco a idade de 81 anos nas eleições de 2026. Parece que se esqueceram que Lula já disse que só irá disputar uma nova eleição se estiver “bem de saúde”. Alguns políticos acreditam que “o debate” sobre o tema é “falta do que fazer”.

Consenso

Se for dado ao presidente da Câmara, Arthur Lira, a decisão para sua sucessão ele iria optar por uma “candidatura única”. A ideia é ter um candidato único, mas que seja consenso, o que a está altura do campeonato está muto difícil.

Sonhando

Com uma aprovação de 62% por parte dos mineiros, segundo pesquisa Quaest de abril passado, o governador Romeu Zema disse a CNN que já pena em ser “apoiador ou candidato” na eleição presidencial de 2026. Zema diz que pode ser candidato a presidente ou “posso simplesmente ajudar a varrer a sujeira de Brasília”.

Confusão

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, não acredita na desistência do jornalista José Luiz Datena, cuja candidatura à prefeitura de São Paulo foi oficializada no sábado com direito a muita confusão e xingamentos. O saldo da confusão foi a possível expulsão do ex-presidente da executiva nacional da São Paulo, Fernando Alfredo.


Paris

A viagem da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, para representar o presidente Lula nas Olimpíadas de Paris continua incomodando a oposição. Tanto que o gabinete da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) fará um pedido de informação sobre a viagem a Casa Civil. O fogo principal é saber quando foi gasto com a viagem de Jana a Paris.


Petista

O PT no Senado passou a ter nove senadores com a filiação de Randolfe Rodrigues (AP) ao partido. O senador esperou mais de um ano para conseguir agenda com o presidente Lula (PT para se filiar ao partido.

[email protected]