COLUNAS
Ponto Final
2 de agosto, 2024 / Por: Carlos HonoratoPL aguarda Tarcísio
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem feito uma enorme ginástica para convencer seus pares de que está bem no Republicanos e não tem intenção de sair.
Só que integrantes do PL garantem que o “futuro candidato à presidência da República” deverá desembarcar no PL depois das eleições municipais. Alguns políticos garantem que o governador está só protelando seu desembarque no PL. Afinal de contas, ele é o “preferido” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser o candidato nas eleições do 2026. Só para lembrar o governador já foi convidado várias vezes por Bolsonaro.
Vice
Em um cenário desfavorável, pois está com apenas 5% na corrida eleitoral e os primeiros colocados na faixa de 20% na disputa pela prefeitura de São Paulo, a candidata do PSB, Tabata Amaral, sonha em ser vice na chapa do PSDB, cujo candidato é o jornalista José Luiz Datena (PSDB), que dá sinais de que não irá desistir da disputa mais uma vez.
Exagero
O presidente Lula (PT) terá muito trabalho com as até agora “fraudadas” eleições da Venezuela. Cauteloso ao extremo, o presidente tenta uma solução negociada com o ditador Nicolás Maduro, que parece dar a fraude eleitoral como “um fato consumado”. Paralelo a tudo isso, o presidente teria ficado “irritado” com a nota do PT que avaliou a eleição na Venezuela como “pacífica, democrática e soberana”. Um verdadeiro exagero.
Emendas Pix
Afinal de contas, o “orçamento secreto” acabou ou continua disfarçado com um nome fantasia? Para tentar dirimir dúvidas, o ministro Flávio Dino (STF) determinou a Controladoria-Geral da União (CGU) que faça uma auditoria nas chamadas emendas Pix do Congresso. As curiosidades são os valores estratosféricos consumidos pelas emendas e a falta de transparência no gasto do dinheiro público.
Regras fiscais
Já chegou a R$ 46,6 bilhões o chamado controle preventivo de despesas do governo Lula (PT). O valor é referente ao esforço que os ministérios precisam fazer entre agosto e setembro no sentido de se evitar o que se chama de “estouro” das regras fiscais de 2024.
Debates
Na volta dos trabalhos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o líder do governo, deputado Robério Negreiros (PSD), tem como aposta as discussões sobre a atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Já o líder da oposição, deputado Gabriel Magno (PT), pretende tentar uma discussão maior sobre o Projeto de lei do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).
Congresso
O Congresso Nacional permaneceu vazio no retorno aos trabalhos e não tem sessões agendadas. Na verdade, o Congresso deve ficar esvaziado com as eleições municipais em outubro. Isto sem falar na disputa eleitoral interna pela sucessão das mesas diretoras da Câmara e Senado.
Volta
Derrotada pela bolsonarista Damares Alves (Republicanos) na disputa pelo Senado, a ex-deputada federal Flávia Peres está ensaiando um retorno a política para disputar as eleições de 2026 pelo DF ou pela Bahia, onde coordena um projeto social do Instituto Terra Firme do Banco Master do qual é diretora. A curiosidade é que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, gostaria que ela disputasse as eleições de 2026 pelo União Brasil do DF.
Entorno
Com o prazo final das convenções na próxima semana para escolha de candidatos a prefeito e vereadores nas cidades do Entorno, praticamente todos os parlamentares do DF trabalham para alavancar seus candidatos. Isto porque os resultados nas cidades do Entorno terão grande influência nas eleições de 2026 no DF e Goiás.