Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

5 de agosto, 2024 / Por: Carlos Honorato

Previdência

A chamada grande imprensa têm feito inúmeros editorais cobrando uma mudança na Previdência com os mais diversos argumentos para se evitar um déficit incontrolável.

Ponto Final
Foto: reprodução

A novidade é um estudo – publicado pelo Valor – do Banco Mundial assinado por Asta Zviniene e Raquel Tsukada. Caso não faça mudanças na concessão de aposentadorias e pensões, o Brasil teria que estabelecer a idade mínima de 72 anos em 2040 e 78 anos em 2060 para manter a dependência dos idosos no patamar de 2020. É preciso lembrar que a Previdência passou por uma reforma em 2019, quando fixou a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para os homens.


Sucessão

A grande pergunta em Brasília é sobre quem o presidente Lula (PT) irá apoiar para a sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara. Já faz tempo que circulou a notícia da simpatia do presidente por Marcos Pereira (Republicanos). Depois do silêncio de Lula o assunto sumiu da mídia. O que se sabe é que Lula quer ficar “longe e bem perto” das articulações.


Dívidas

Muitos governadores estão querendo fazer propostas de mudanças no projeto de lei (PL) do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a renegociação de dívida dos Estados. O governo Lula também quer negociar mudanças no PL para reduzir pela metade o abatimento dos juros da venda de ativos.

Em silêncio

O presidente Lula não ligou para o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, que havia pedido uma ligação. Lula está esperando a divulgação das atas da eleição venezuelana. Maduro ainda não divulgou e dificilmente o fará. O ditador dá sinais de que vai ficar tudo como está. Tanto que até já foi oficializado pela CNT (justiça eleitoral) como presidente eleito.


Popular

Por orientação do Palácio do Planalto, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, passará por um processo para torná-la mais popular e mostrar os acertos de sua gestão. Parece que a ideia é evitar novos ataques especulativos do Centrão e adjacências ao cargo da ministra e, principalmente, pelo seu polpudo orçamento.


Devagar

Depois do recesso parlamentar, o Congresso retomou os trabalhados, mas só o Senado, pois a Câmara só retorna no próximo dia 12. Antes das eleições municipais, a Câmara terá nove sessões.
A curiosidade é que 70 deputados devem estar na disputa municipal.

Drones

A Polícia Federal está fazendo o uso de drones no mar para combater o tráfico de drogas em cascos de navios no Espírito Santo. Os equipamentos não tripulados são operados a distância e fazem uma varredura ao redor das embarcações. Com esta estratégia não e faz necessário os policiais mergulhadores entrarem no mar, o que reduz muito os riscos de uma operação contra o tráfico de drogas.

Rebeca é ouro

A ginasta Rebeca Andrade continua fazendo história nos Jogos Olímpicos de Paris. Hoje desbancou a norte-americana Simone Biles na final do solo e ganhou medalha de ouro, a primeira dela na França. E mais: Rebeca bate um recorde histórico e se torna a maior medalhista do Brasil na história dos Jogos. Valeu demais.

Adriana confirmada

A deputada federal Adriana Accorsi foi confirmada pelo PT como candidata à prefeitura de Goiânia. O vice será o professor Jerônimo Rodrigues (PSB). A parlamentar petista tem seis partidos na coligação: PcdoB, PV, Rede Sustentabilidade, PSDOL, PSP e PMB. A coligação lançou 117 candidatos a vereadores.

Mabel fecha chapa

O candidato à prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (UB), que é apoiado pelo govenador Ronaldo Caiado (UB) já tem uma vice. É a subcomandante do Comando de Gestão e finanças da Polícia Militar de Goiás, a tenente-coronel Cláudia da Silva Lira (MDB). A indicação foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB). O anuncio aconteceu hoje pela manhã, no diretório do União Brasil de Goiânia.

[email protected]