COLUNAS
Ponto Final
7 de agosto, 2024 / Por: Carlos HonoratoPaes na boa
O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD) navega em “céu de brigadeiro”.
Isto levando-se em conta a mais recente pesquisa Quaest em que aparece com 49% das intenções de voto. O segundo colocado é o delegado Alexandre Ramagem (PL) com apenas 14%, apesar de ter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. O deputado Tarcísio Motta (Psol) tem 7%. Analistas políticos garantem que será muito difícil acontecer um segundo turno na eleição do Rio. A vitória de Paes poderá acontecer já no primeiro turno.
Eleições
As eleições municipais deste ano vão eleger 5.568 prefeitos e vice-prefeitos, além de 58 mil vereadores em todo o país. Só para lembrar, nas eleições de 2020 o número de candidatos a vereador chegou a 518 mil. Grande parte das prefeituras de todo país estão em situação financeira difícil.
Sem falar
A grande curiosidade política das eleições municipais é que o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, continua sem poder conversar com o principal cabo eleitoral do partido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Valdemar tentou até uma conversa com o ministro Alexandre de Moraes, mas não tece sucesso até o momento.
Expulsão
Visto como um dos piores ministros da Educação do governo de Jair Bolsonaro, o ex-ministro Abraham Weintraub foi expulso do PMB, que acaba de oficializar apoio à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo. Weintraub tentava ser candidato. A decisão também pegou um irmão do ex-ministro, o Arthur Weintraub.
Venezuela
Enquanto o presidente Lula tenta encontrar uma “saída negociada” para o ditador da Venezuela, Nicolas Maturo, apenas dois partidos dos 11 que ocupam a Esplanada dos Ministérios apoiam o resultado eleitoral: PT e PC do B. Já o PDT disse ao Poder360 que só fechará uma posição após uma reunião na próxima semana. Os demais partidos questionam o resultado das eleições venezuelanas.
Videoconferência
Muitos analistas internacionais estão pessimistas quanto a qualquer alteração em relação ao resultado das eleições da Venezuela Mesmo assim, o Itamaraty articula uma videoconferência entre Brasil, Venezuela, Colômbia e México. A ideia é cobrar do ditador Nicolás Maduro o fim da repressão e a divulgação das verdadeiras atas eleitorais.
Tornozeleira
Depois de 7 anos usando tornozeleira eletrônica, o ex-doleiro e empresário Alberto Youssef poderá ficar sem elas. É que o STJ formou maioria para retirar a tornozeleira. A avaliação é a de que o tempo do uso do dispositivo é desproporcional. Youssef foi condenado pela Operação Lava Jato.
Visão
O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) destinou R$ 1 milhão para projeto que oferece exame de vista e óculos a alunos da rede pública do DF. A iniciativa começa a partir da próxima semana, quando 5.300 estudantes de escolas de Ceilândia e Samambaia passarão pela triagem dentro do projeto Em um Piscar de Olhos.
Serviços
Uma boa notícia. A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa do DF aprovou projeto do deputado Iolando (MDB), que trata da quitação de faturas em atraso de serviços essenciais, tipo energia elétrica e água por meio de cartão de débito. O texto ainda vai passar por outras comissões, antes de ser votado em plenário.
Valparaíso
A deputada federal tucana Lêda Borges está furiosa. O motivo é simples. O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro retiraram o apoio ao candidato de Lêda em Valparaíso, Zé Antônio (PL). Tanto que o casal gravou um vídeo de apoiando Maria Yvelônia (Solidariedade), que tinha o apoio de três partidos, mas está sozinha até o momento.