Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

16 de agosto, 2024 / Por: Carlos Honorato

Largada eleitoral

Está dada a largada para as eleições municipais – menos no Distrito Federal.

Ponto Final

A partir de hoje os candidatos dos 5.569 municípios do país já podem começar suas campanhas e pedir votos, além de promover comícios, caminhadas e outras movimentações em busca da preferência dos eleitores. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro. Já em 103 cidades com mais de 200 eleitores pode acontecer o segundo turno marcado para o dia 27 de outubro. Apesar de pouca gente respeitar, os candidatos não podem participar de inaugurações de obras públicas nem distribuir camisas e outros brindes para os eleitores. Já o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) serão os grandes cabos eleitorais em diversas cidades do Brasil.


Sem chance?

Tudo leva a crer que está dando água a tentativa de bolsonaristas de articularem o impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF) tendo base publicações do jornal Folha de São Paulo. A acusação é a de que o ministro teria agido fora do rito, o que muitos juristas e integrantes do STF garantem que não. Aliado a isso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sinaliza que não irá levar adiante o possível pedido de impeachment do ministro.


Manifestação

Com alguns eufóricos outros nem tanto, o bolsonarismo vai protocolar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes no próximo dia 9 de setembro. Aliado a este movimento, a ideia é programar uma grande manifestação contra Moraes para a Avenida Paulista no próximo dia 7 de setembro, Dia da Independência. A ordem será todo mundo de verde amarelo.

Lenga-lenga

Um senador – prefere ficar no anonimato – diz com todas as letras: “quando é que o Brasil vai entender que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, fraudou as eleições e mandou prender centenas de opositores”. Tal lenga-lenga já passou da hora de acabar. O ditador Maduro não dá sinais de que vá deixar o poder depois de ter feito tudo para não sair.

Anistia

Em menos de um dia, o Senado aprovou a PEC da Anistia, com perdão estimado em R$ 23 bilhões a partidos políticos, que descumpriram as regras etc. O placar da votação em segundo turno bateu 54 votos sim e 16 votos não. Mais uma prova de que quando quer a política faz milagres.


Lula x Leite

A relação entre o presidente Lula (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sempre teve altos e baixos. Só que nos últimos meses o governador tem sido até certo ponto “ingrato” com tudo o que o governo já fez e está fazendo para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Tanto que Lula disse em entrevista à Rádio Gaúcha que o governador “nunca está contente”.


“Santo”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem currículo para ser “santo”, mas tenta agir como tal. Tanto que disse que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, tem um problema “pessoal” contra ele. Parece que o ex-presidente esqueceu da fase em que “batia” no ministro um dia sim outro também.

Reforma

A tramitação da Reforma Tributária no Senado só deverá começar depois das eleições municipais de outubro. O presidente Rodrigo Pacheco não dá sinais de que está com qualquer tipo de pressa.

Ataques

Buscando uma melhor colocação na eleição municipal de São Paulo, o influenciador goiano Pablo Marçal (PRTB) passou atacar o candidato do Psol e deputado federal Guilherme Boulos. Só que exagerou na dose com a divulgação de notícias falsas contra o seu adversário. O caso foi parar no Ministério Público Eleitoral que pediu abertura de inquérito pela Polícia Federal contra o influenciador. A sugestão de Lula a Boulos é simples: “não dar importância para um cidadão daquele tipo”.

Bolsonaro em Manaus

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Manaus nos dias 30 e 31 para apoiar a candidatura de Alberto Neto (PL) e da vice Maria do Carmo Seffair (Novo) à prefeitura de Manaus. A coligação tem o criativo nome de “Ordem e Progresso”.

[email protected]