COLUNAS
Ponto Final
30 de agosto, 2024 / Por: Carlos HonoratoAlerta em São Paulo
Os sinais do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos Bolsonaro (PL), ao candidato de extrema-direita Pablo Marçal acendeu uma luz de alerta na campanha do prefeito e candidato à reeleição São Paulo, Ricardo Nunes(MDB).
A ideia é que Nunes precisa reagir a alta de Marçal nas pesquisas. Caso contrário é possível que grande parte dos apoiadores bolsonaristas de Nunes procurem outro candidato. Os mais apressados chegam a dizer que, apesar do compromisso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com Nunes, ele poderia alterar seu comportamento eleitoral em São Paulo. Em agenda de campanha, Nunes recebeu uma ligação de vídeo de Bolsonaro, uma forma de demonstrar proximidade e garantir votos com o apoio bolsonarista.
Marçal e Bolsonaro
Setores da mídia e analistas políticos discutem se o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), que está entre os três candidatos na preferência dos eleitores na corrida eleitoral municipal é ou não uma ameaça a hegemonia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dentro da extrema-direita no Brasil. Há quem diga que Bolsonaro pode estar frente a frente com um possível sucessor.
Perdido
O candidato tucano à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena, disse em entrevista a GloboNews que escolheu a “eleição errada” para disputar por ser “mais difícil”. No geral, o candidato não foi bem na entrevista, pois não tinha explicações a uma série de perguntas, além de dar a impressão de não entender muita coisa sobre gestão nem como irá cumprir o seu próprio plano de governo.
Propaganda eleitoral
De hoje até o próximo dia 3 de outubro estará no ar a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. A programação nos veículos tem horários reservados para candidatos a prefeito e vereador para que apresentem suas ideias e propostas de campanha. Já o segundo turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores acontecerá no dia 27 de outubro.
Moraes X Musk
Mais um episódio de tensão entre o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o empresário Elon Musk, dono do X e uma espécie de “caixeiro-viajante” da extrema-direita em vários países. Em resumo, Musk não quer respeitar as leis brasileiras como a indicação de um representante legal do X no Brasil. O resto é só para ajudar a extrema-direita no discurso contra Moraes etc.
Sem susto
A indicação do presidente Lula (PT) do nome de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central não provocou reações no mercado financeiro. A aposta de pessoas do mercado financeiro é de que Galípolo vote a favor de um aumento na taxa de juros na próxima reunião. Caso tal fato aconteça seria visto como uma espécie de alinhamento do seu discurso.
Estratégia
O “filho 04” do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro (PL) é candidato a vereador em Balneário Camboriú (SC). A novidade é que ele conseguiu junto ao Ministério Público de Santa Catarina a autorização para usar o nome do pai “Jair Bolsonaro” na urna. A estratégia é conseguir mais votos e ser eleito.
Processo
Candidato à reeleição ao cargo de vereador no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL) deverá ser processado pelo cantor Caetano Veloso por uso sem autorização da música “Leãozinho” em uma postagem política na última terça-feira.
Intervenção
Depois de muitas voltas, o diretório regional do PSDB no DF está sob intervenção por 180 dias. Sandro Avelar assume o comando do partido no lugar de Sérgio Izalci, filho do senador Izalci Lucas (PL). A decisão foi tomada pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.
Novos ônibus
Durante a entrega de mais 78 novos ônibus à população do DF, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse que o GDF está “renovando a frota com ônibus modernos e confortáveis para a população”. Ação do GDF atende as críticas do passado contra o estado em que ônibus do transporte público trafegavam em diversas linhas. Ibaneis lembrou que as passagens de ônibus no DF são as mais baratas do Brasil.