COLUNAS

Ponto Final

14 de janeiro, 2025 | Por: Carlos Honorato

Empate triplo em Goiânia

A corrida eleitoral pela prefeitura de Goiânia acaba de dar uma boa movimentada. Pesquisa do instituto Quaest mostra pela primeira vez um empate triplo na disputa.

A deputada federal Adriana Accorsi (PT) aparece com 22% das intenções de voto, seguida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD) e pelo empresário Sandro Mabel (UB) com 19% cada um. É a primeira vez que o candidato do governador Ronaldo Caiado (UB) aparece bem posicionado na corrida eleitoral. Já o candidato Fred Rodrigues (PL) tem 9% e Matheus Ribeiro (PSDB) com 6%. O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade) patina com poderosos 4%. O professor Pantaleão (UP) tem 2%. A pesquisa tem 95% de confiança e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.


Desconfortável

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não parece confortável na companha do prefeito Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo. Tanto que chegou a recomendar que o governador Tarcísio de Freitas evitar uma “associação excessiva” de Nunes. É uma espécie de alerta, principalmente se o prefeito perder a eleição. Até parece que Bolsonaro apoia Nunes por uma questão partidária. Há quem diga que Bolsonaro já sonha com a vitória de Pablo Marçal (PRTB).


Culpado

Na falta de algum argumento melhor, a culpa do “efeito Marçal” na eleição de São Paulo está caindo no colo do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O fato é que Pablo Marçal (PRTB) ganhou parte dos bolsonaristas radicais e já dizem que “é um caminho sem volta”. Há quem aposte num segundo turno entre Marçal e Guilherme Boulos (Psol), apoiado pelo presidente Lula (PT).

Farpas

O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) classificou de idiota o eleitor que votou no presidente Lula. Já os petistas disparam de volta: e quem votar em alguém ligado ao PCC para a prefeitura de São Paulo é o que mesmo? A temperatura só aumenta na corrida eleitoral paulista.

Ditador

Alguns políticos acreditam que o presidente Lula (PT) não deveria gastar o seu prestígio internacional e pessoal com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. O raciocínio é de que Maduro já é um ditador e a fraude na recente eleição foi apenas mais uma. Torcem para que o presidente tome a melhor decisão para o assunto.

Em alta

Os analistas ligados ao mercado financeiro erraram nas previsões sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 1,4% no segundo trimestre. Os analistas apostavam que o PIB iria crescer em torno de 0,9%. O crescimento não surpreendeu o governo, que apostava em um crescimento maior do que 1,35%.


Lula e Moraes

Ao convidar o ministro Alexandre de Moraes (STF) para estar ao seu lado no 7 de setembro, o presidente Lula mostra o lado que estão os verdadeiros defensores da democracia. Na Avenida Paulista estarão reunidos até apoiadores da tentativa de “golpe” contra a democracia brasileira, que tentam o impeachment de Moraes. Simples assim…


Pressão total

Ao contrário do que aconteceu na manifestação bolsonarista de fevereiro na Avenida Paulista, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu para que os apoiadores não levassem faixas contra o ministro Alexandre de Moraes, a do próximo feriado do dia 7 de setembro está tudo liberado. Quem garante é o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), um dos coordenadores do evento. A previsão é toda pressão pelo impeachment de Alexandre de Moraes.

Não vai

De férias, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), não deverá participar da manifestação bolsonarista na Avenida Paulista no próximo dia 7 de setembro. Alguns outros governadores convidados ainda não confirmaram presença. O mote da manifestação é pelo impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Os motivos só a direita acredita.


Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) está em Manaus para ajudar a campanha de Alberto Neto (PL), candidato a prefeito de Manaus. Michelle participa de uma caminhada no Centro da cidade e à noite estará no Encontro com Mulheres, no Teatro Manauara.


[email protected]

Artigos Relacionados