COLUNAS
Ponto Final
13 de setembro, 2024 / Por: Carlos HonoratoHora da arrancada?
Alguns bolsonaristas de “cabeça boa” garantem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá entrar de cabeça na campanha do candidato e prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), a exemplo do que já fez o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Tudo em função do crescimento acima da margem de erro da última pesquisa Datafolha em que Nunes cresceu cinco pontos agora está com 27% das intenções de voto. Há quem diga que o candidato de ocasião Pablo Marçal (PRTB) entrará numa tendência de queda muito em função do horário eleitoral. Enquanto Marçal não tem espaço, Nunes tem o maior tempo de TV entre todos os candidatos. Toda animação com Nunes tem uma razão de ser. Pela pesquisa Datafolha, o cenário é favorável ao prefeito que venceria num eventual segundo turno tanto Boulos como Marçal.
Lula com Boulos
Os resultados das últimas pesquisas deram um sinal que chegou a hora do presidente Lula (PT) participar mais da campanha do seu candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol). A ideia é que o presidente participe de comícios e caminhadas nas ruas de São Paulo. O nome da preocupação do momento é Ricardo Nunes (MDB), que cresceu 5% na mais recente pesquisa Datafolha.
Despreparado
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, foi buscar o apresentador de TV, José Luiz Datena, como um candidato capaz de surpreender, apesar das desistências em outras campanhas. Não deu certo, Datena hoje tem apenas 7%. O mais curioso é que o radialista se mostrou totalmente despreparado para a disputa. Desta vez quem desistiu do Datena foram os eleitores…
Segurança
O tema segurança pública entrou de forma forte na campanha do prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD) e do candidato de Jair Bolsonaro (PL), delegado Ramagem. O tema está dominando o debate eleitoral e Paes usou para atacar o governador Cláudio Castro (PL), uma espécie de “adversário predileto”.
Cautela…
O presidente Lula (PT) não se furta em receber os postulantes à presidência da Câmara. Só que deixou um recado claro ao deputado Elmar Nascimento, que teria sido traído pelo seu antigo mentor, Arthur Lira: ficará distante da disputa. A cautela do presidente mostra que, apesar de procurado, dá sinais de que não irá e meter na disputa. Só que não é bem isto que vem acontecendo. Existem sinais claros de que Lula está acompanhando tudo de muito perto.
Muita conversa
No que depender do ministro do Turismo, Celso Sabino, o União Brasil não irá abrir mão da candidatura do deputado Elmar Nascimento (União-BA). A palavra de orem é conversar com todos os partidos até o dia da eleição. Pelo andar da carruagem terá que ser muita conversa para mudar o atual cenário.
Assédio
Acusado de assédio sexual a ministra Anielle Franco, o episódio envolvendo o ex-ministro Silvio Almeida colocou holofotes em outros casos. Só para se ter uma ideia, já existem 75 casos e cinco processos disciplinares envolvendo comportamentos inadequados. A ação rápida do governo pode contribuir para evitar novos casos no futuro.
Rachadinha
A terrível prática da “rachadinha” é uma velha conhecida de muitos parlamentares brasileiros. Alguns já chegaram até ser investigados, mas não deu em nada. Só que com o deputado federal André Janones (Avante-MG) foi diferente. Ele acaba de ser indiciado pela Polícia federal pela prática de “rachadinha”. O bom seria que outros casos também fossem investigados e não jogados para debaixo do tapete.
Entorno
Um levantamento feito pelo jornal Opção Entorno mostra que dos 2.570 candidatos da região do Entorno, 1.483 se declaram pardos e 385 pretos. A curiosidade é que Luziânia é o município com maior índice de candidatos negros – pretos e pardos – com 235. O município de Cocalzinho é o com maior índice de candidatos negros – pretos e pardos – com 81. Já Novo Gama é o que tem a maior quantidade de candidatos negros com 56.