Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

18 de setembro, 2024 / Por: Carlos Honorato

Empate triplo e bolsonaristas

Continua o empate triplo na corrida eleitoral pela prefeitura de São Paulo.

Ponto Final
Foto: reprodução

Pesquisa Quaest divulgada hoje aponta Ricardo Nunes (MDB) com 24%, Pablo Guilherme Boulos (PSOL) com 23% e Pablo Marçal (PRTB), com 20%. O candidato Pablo Marçal (PTRB), que levou uma cadeirada de Datena durante um debate, oscilou 3 pontos para baixo, mas dentro da margem de erro. Já Boulos evoluiu 2 pontos para cima. Nunes manteve o percentual anterior. Um dado curioso é que os bolsonaristas estão retornando ao ninho antigo e abandonando a “possível” aventura com Marçal. A pesquisa mostra também que o eleitor de Marçal não está muito confiante no candidato e admite mudar o voto.

Marçal em queda

A pesquisa Quaest mostra uma reversão da tendência de crescimento de Marçal,  explica o diretor da Quaest, Felipe Nunes. Isto porque nas três pesquisas anteriores havia registrado oscilações positivas (foi de 11% em junho, para 13% em julho, 19% em agosto, 23% em 11 de setembro e 20% agora).

Datena

O candidato José Luiz Datena (PSDB), que lascou uma cadeirada no “chato” Pablo Marçal (PRTB) conseguiu reverter a tendência de queda registrada nas últimas duas pesquisas – tinha 18% em junho, oscilou para 19% em julho e desde então, para baixo – 12% em agosto e 8% em setembro). Apesar da reversão, a chance de um voo maior é remota.

Investindo

Caminhando para a reta final da campanha eleitoral pela Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) gastaram mais de R$ 1 milhão com impulsionamentos nas redes sociais. Pelos números das pesquisas, Boulos e Nunes deverão disputar o segundo turno.

Paes cai 7 pontos

Apesar de ainda estar liderando a corrida eleitoral no Rio e Janeiro com 57%, o prefeito Eduardo Paes (PSD) caiu 7 pontos em relação a pesquisa Quaest anterior. Mesmo assim ainda venceria a eleição no primeiro turno. O concorrente Alexandre Ramagem (PL), candidato de Jair Bolsonaro, chegou a 18%. Já Tarcísio Motta continua com 4%.


Foto: reprodução

Virada em Goiânia

Pesquisa da Quaest mostra que a corrida eleitoral pela prefeitura de Goiânia mostra Sandro Mabel (UB), candidato do governador Ronaldo Caiado (UB), com 24% – subiu 5% em relação apo último levantamento – e Adriana Accorsi (PT) com 22%. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) teve uma redução nas intenções de voto e está com 15%. Analistas da política goiana apontam como fator importante da virada o apoio de Caiado para a arrancada do empresário Sandro Mabel.


Vitória de Mabel

Caso não aconteçam turbulências eleitorais, o segundo turno em Goiás deverá ser entre o empresário Sandro Mabel (UB) e a petista Adriana Accorsi. O cenário aponta para uma vitória de Mabel com 50%. Já Adriana teria 35% dos votos.

Eleitores

Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) dão conta de que 263 locais de votação serão afetados pela estiagem que prejudica a região. O quadro mostra que 120 mil eleitores terão dificuldades para o deslocamento para votarem nas eleições municipais de outubro.

Amazônia fraca

A floresta amazônica está perdendo sua força regenerativa devido ao aumento de gás carbônico (CO2). O alerta consta de um relatório do doutor e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Carlos Alberto Quesada. A constatação foi apresentada durante o Seminário Internacional sobre Amazônia e as Florestas Tropicais, que integra as iniciativas do G20, em Manaus.


Alerta climático

O climatologista Carlos Nobre, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, fez uma alerta em entrevista ao jornalista Juca Kfouri: “O planeta está em uma situação crítica”. Caso não aconteça mudanças comportamentais e políticas para evitar que o planeta fique inabitável. Nobre avisou: “Nós vamos causar um suicídio planetário”.


[email protected]