Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

2 de outubro, 2024 / Por: Carlos Honorato

No divã

Uma pergunta que ficou para trás foi a de que a candidatura de extrema direita de Pablo Marçal a Prefeitura de São Paulo ameaça a esquerda.

Ponto Final

Pelo que foi apresentado até o momento, o candidato não mostrou nada do que a esquerda já não tenha enfrentado nos últimos anos. Muitos dizem que Marçal tem um mérito: colocar o bolsonarismo no divã e tentar mostrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não é o fiel depositário dos votos e da preferência da direita e extrema-direita no Brasil. Talvez a resposta das muitas indagações esteja no resultado final das eleições municipais.

Rejeição em SP

Pesquisa da Paraná Pesquisas mostra a já conhecida rejeição do ex-coach goiano e candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) com 39,3%. Já Guilherme Boulos (Psol) caiu de 32,8% para 30,3%. Já o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) subiu de 8,2% para 9,7%. A curiosidade é que Marçal seria derrotado no segundo turno tanto por Nunes como por Boulos. Dentro dos cenários traçados, Boulos só ganha de Marçal num eventual segundo turno.

Sem armas

Depois da cadeirada de José Luiz Datena em Pablo Marçal, o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo da TV Globo, amanhã, está proibido a entrada com armas de fogo. Como seguro morreu de velho, haverá até detector de metais nos estúdios.

Autoridade Climática

Apesar de algumas sugestões diferentes, tipo a Autoridade Climática ficar diretamente ligada à Presidência da República, uma minuta de projeto para criar o órgão já está na Casa Civil. O projeto mantém a Autoridade Climática no ministério do Meio Ambiente, de Marina Silva. A previsão é que a disputa terá muitos rounds.


Com Ramagem

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca no Rio de Janeiro e ficará até o dia da eleição, 6 de outubro. A ideia é dar força ao candidato Alexandre Ramagem (PL) e outros candidatos, inclusive em Angra dos Reis, onde tem uma casa. É bom lembrar que os filhos de Bolsonaro têm dado todo apoio a Ramagem, principalmente na campanha de rua.



Reta final

Totalmente dedicado a vitória do seu candidato Sandro Mabel (UB), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), intensificou a sua presença na reta final da campanha em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Além de Mabel, Caiado trabalha para a eleição de Leandro Vilela (MDB) em Aparecida.


Instituto

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) está entusiasmado e apoia o Instituto Meninos do Pôr do Sol, “uma organização que desempenha um papel fundamental na vida de tantas crianças e jovens da região que, por anos, fez parte da Ceilândia e hoje é uma região administrativa independente”.

Manaus

Pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião mostra que o prefeito e candidato à reeleição de Manaus (AM), David Almeida (Avante), com 38% e Roberto Cidade (UB) com 20,9% devem disputar o segundo turno. O candidato de Jair Bolsonaro (PL), deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) está em terceiro lugar com 15,8% e praticamente fora do segundo turno. O candidato de Lula, Marcelo Ramos (PT), não chegou nem a 5%.

Apoio perigoso

Sem qualquer chance de ir para o segundo turno, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), ainda não sabe a quem vai apoiar no segundo turno. Pela péssima administração, o apoio do prefeito não é visto como uma “boa opção”.

Kajuru e Adriana

O senador Jorge Kajuru (PSB) desmentiu no programa Universo Politheia, o boato de que não iria apoiar a candidata petista à prefeitura de Goiânia, Adriana Accorsi. Na verdade, o senador garante que não irá pedir votos contra o candidato do governador Ronaldo Caiado, o empresário Sandro Mabel (UB). Isto em função de uma amizade de 35 anos com Caiado.

[email protected]