COLUNAS
Ponto Final
4 de outubro, 2024 / Por: Carlos HonoratoCampos é centro…
Durante o debate da Globo, em Recife, o prefeito e líder das pesquisas Eduardo Campos (PSB) foi cobrado se era de direita ou de esquerda.
Rápido no gatilho, Campos disse que era “um progressista de centro-esquerda”. Minutos depois disse que como prefeito deve ter uma posição de centro. E arrematou: “Tenho a tarefa honrosa de juntar a cidade, sentar na mesa da convergência. Não estou aqui para marcar posição política, mas para governar”.
Força moderada
Alguns experimentados analistas estão apostando que as eleições de domingo vão mostrar que as chamadas “forças políticas moderadas” podem se consolidar no poder com vitórias expressivas em diferentes regiões do Brasil. Também poderão apontar para lideranças – fortes desde 2018 – que podem rever seus projetos nacionais para as eleições de 2026. Tudo em função dos resultados das urnas.
Empate técnico
Pesquisa da Real Time Big Data (Record), divulgada hoje, mostra um empate técnico entre os candidatos Pablo Marçal (PRTB), 27%, Guilherme Boulos (Psol), 26% e Ricardo Nunes (MDB) com 24%. Já Tabata Amaral (PSB) está com 12%, José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo) com 3% cada. Na simulação de um provável segundo turno, Pablo Marçal perde tanto para Guilherme Boulos como para Ricardo Nunes.
Barbadas
Sem julgar o mérito de nenhum dos candidatos, as eleições do próximo domingo têm o que se pode chamar de quatro barbadas eleitorais com vitórias no primeiro turno: Dr. Furlan, que deve se reeleger em Macapá com mais de 80% dos votos. Logo depois vem Eduardo Campos (Recife), Bruno Reis (Salvador) e Eduardo Paes (Rio de Janeiro).
Diabetes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria sido diagnosticado como pré-diabético. A mulher Michelle anda vigiando a dieta do marido para evitar o consumo de doces etc.
Celina e Michelle
A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), tem sido convidada pela ex-primeira-primeira Michelle Bolsonaro (PL) para acompanhá-la em viagens por várias capitais do Brasil. As viagens tem como objetivo apoiar os candidatos, tanto do PL como do PP.
Segundo turno
O PT tenta mudar o que aconteceu em 2020 quando não venceu em nenhuma capital. Alguns petistas apostam que o partido deve ir para o segundo turno em Goiânia, com Adriana Accorsi, Teresina e São Paulo.
Sonho
Entusiastas do polêmico Pablo Marçal (PRTB) garantem que mesmo se vencer as eleições para prefeito de São Paulo no domingo, o objetivo do candidato é disputar a presidência da República em 2026. Adversários chegam apostar que Marçal não deverá disputar o segundo turno em São Paulo.
Belo Horizonte
Pesquisa da Datafolha mostra que em Belo Horizonte, não tem Lula (PT) nem Jair Bolsonaro (PL). A disputa ficará entre Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL) e Fuad Norman (PSD). A questão é que os três estão empatados com 21% das intenções de voto. No domingo se saberá qual a dupla que vai disputar o segundo turno.
Com dignidade
O presidente da Câmara Legislativa do DF, Welington Luiz (MDB), demonstrou que honra o cargo que ocupa. Procurado por aliciadores de sentença do STJ – assunto investigado pela Polícia Federal – demonstrou dignidade ao recusar as propostas indecorosas mesmo tendo como consequência sentença em seu desfavor, que está sendo motivo de recurso junto ao STJ.