Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

18 de outubro, 2024 / Por: Carlos Honorato

Jogo duro

O candidato do Psol a Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, enfrenta uma batalha difícil para tentar conseguir uma vitória no segundo turno da eleição contra o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Ponto Final
Foto: reprodução

A mais recente pesquisa Datafolha mostra Nunes liderando a disputa com 55% e Boulos com 33%. A maior dificuldade de Boulos é a sua rejeição de 58%. Já Nunes é rejeitado apenas por 37%. Aliado a tudo isso, o PSB reuniu seu diretório e liberou o partido a votar em quem quiser em São Paulo. O partido não atendeu aos pedidos de Lula para apoiar Guilherme Boulos.

Vitória apertada

O prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), passou o primeiro turno balançando com a boa performance de Mauro Tramonte. Só que na reta final venceu e está disputando o segundo turno com o bolsonarista Bruno Engler (PL). A boa novidade é que deverá contar com o apoio do PT. A outra boa novidade foi a pesquisa Datafolha, que mostra Fuad com 48% e o bolsonarista Engler com 41%. Aliados de Fuad acreditam numa “vitória apertada”.

Cortes

Disciplinado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, trabalha em um pacote de gastos públicos que consiga salvar o chamado Arcabouço Fiscal e conter o crescimento da dívida pública. O segundo desafio é convencer o presidente Lula (PT) da necessidade dos cortes. Toda equipe econômica está ciente de que não será uma tarefa fácil.

Michelle

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou com a ladainha de que prefere que sua esposa, Michelle Bolsonaro (PL), não se envolva em campanhas políticas. Só que ela estaria considerando a possibilidade de concorrer ao Senado pelo Distrito Federal. “Não quero ver minha esposa – se ela decidir, é outra história – envolvida em campanha”, disse Bolsonaro. Nas rodas políticas de Brasília, Michelle é vista como uma “candidata forte” na corrida por uma das vagas ao Senado.


Tarcísio no PL

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ouviu do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que ele vai ingressar no PL. A revelação foi feita por Valdemar em entrevista à CNN. Na avaliação do presidente do PL, Tarcísio ainda não teria trocado de legenda porque não queria prejudicar o Republicanos no período das eleições municipais. Eufórico, Valdemar promete uma grande festa na filiação de Tarcísio.


Sem previsões

Algumas vozes respeitadas da política do DF acreditam que “muita coisa ainda vai acontecer até 2026”. Ninguém arrisca previsões, mas o quadro está bem favorável a direita e ao centro. Apesar de uns espertalhões que sempre aparecem nas eleições, é tempo de negociação em um quatro indefinido até o momento.

Cartel

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) está comemorando mais uma vitória de sua luta contra o chamado “cartel dos combustíveis do DF”. Depois de percorrer diversos órgãos de defesa do consumidor, Vigilante conseguiu que a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor encaminhasse suas denúncias ao Cade, que investiga e julga práticas de cartel em todo o Brasil.

Diferença

O apoio ainda “não declarado” dos petistas de Goiânia estaria fazendo a diferença para o candidato do governador Ronaldo Caiado (UB), Sandro Mabel (UB), nas últimas pesquisas. Uma coisa está clara: os petistas não querem que o candidato de Jair Bolsonaro (PL), professor Fred Rodrigues (PL), seja o vitorioso no segundo turno da eleição. Só que houve uma alteração e a Federação Brasil Esperança decidiu que o momento é de “derrotar a extrema direita”.


Sem capacidade

Na reta final da corrida eleitoral pela Prefeitura de Goiânia, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), garante que Fred Rodrigues (PL) – ex-deputado estadual cassado e candidato à prefeitura apoiado por Jair Bolsonaro (PL) – , “não tem capacidade para administrar” Goiânia. Peixoto garantiu: “Eu posso dizer, porque ele trabalhou comigo, eu convivi com ele”. O desabafo de Peixoto foi feito durante um encontro do candidato Sandro Mabel (UB) com servidores públicos de Goiânia.


[email protected]