Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

23 de outubro, 2024 / Por: Carlos Honorato

Tarcísio forte

O vacilo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição municipal de São Paulo terminou transformando o governador Tarcísio de Freitas (Republicano) em uma das novas lideranças da direita no Brasil.

Ponto Final

E o movimento do governador foi simples: manteve o apoio ao candidato Ricardo Nunes (MDB), enquanto Bolsonaro ficou indeciso entre Nunes e o desconhecido Pablo Marçal (PRTB), visto como uma possível liderança de direita que pode ameaçar Bolsonaro nas próximas eleições. Só para lembrar, Bolsonaro está inelegível por duas eleições. Em resumo, o herói de Ricardo Nunes é o governador Tarcísio de Freitas, que contrariou Bolsonaro e apoiou Nunes até a reta final da campanha.

Atrasado

Atrasadíssimo e na reta final das eleições municipais em São Paulo, Jair Bolsonaro (PL) participou, na terça-feira, de um evento da campanha de Ricardo Nunes (MDB). Aliados de Nunes dizem que Bolsonaro teria participado para “aparecer como apoiador do futuro prefeito eleito de São Paulo”. Apesar de tudo, Nunes disse que ex-presidente é ‘maior líder da direita’ do Brasil. Para tentar se explicar, Bolsonaro soltou uma pérola; “Fiquei jogando só no meio de campo”.

Bolsa Família

Levantamento do cientista político Murilo Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB), mostra que o MDB, União Brasil e PSD levaram a melhor nas eleições deste ano nos 17 municípios brasileiros onde mais de 40% da população depende do Bolsa Família. Os dados foram publicados pelo Estadão.

E agora?

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Sandoval Feitosa”, diz em alto e bom som que só existem 9 servidores para fiscalizar distribuição de energia no Brasil. Será que o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, sabe disso?

Com Boulos

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse que “no segundo turno, zera tudo, ficam dois candidatos e se faz uma nova opção. E a nossa opção é o Boulos. É melhor para São Paulo”. Já candidata do PSB, Tabata Amaral, também apoia Guilherme Boulos, mas até agora não faz campanha.

Lucena x Queiro

Finalmente, o PSB oficializou a pré-candidatura de Ricardo Cappelli ao GDF nas eleições de 2026. O nome de Cappelli começou a ser ventilado como candidato desde a época em que foi nomeado pelo presidente Lula como interventor federal na Secretaria de Segurança Pública do DF em janeiro de 2023, época dos ataques de 8 de janeiro. Alguns já comentam que a esquerda já tem rês candidatos para 2026 – Cappelli (PSB), Geraldo Magela (PT) e Leandro Grass (PV). Está faltando o candidato do Psol.


Caiado nega

Ao contrário do que diz Jair Bolsonaro (PL), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), que apoia a candidatura de Sandro Mabel (UB), negou ter feito ou proposto uma aliança com o PT goiano no segundo turno da eleição municipal. Bolsonaro (PL) ainda está apoiando o candidato Fred Rodrigues (PL), segundo colocado nas últimas pesquisas.


Diploma

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) informa que o nunca expediu diploma de curso superior em Direito em favor de Fred Rodrigues (PL), candidato a prefeito de Goiânia, que tem o apoio de Jair Bolsonaro (PL). A descoberta se deu em função de uma ação movida pela Coligação União por Goiânia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento o candidato ainda não deu qualquer explicação aos eleitores.


Mabel lidera

A mais recente pesquisa AtlasIntel mostra que o candidato do governador Ronaldo Caiado a prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (UB) lidera a corrida eleitoral com 50,7% das intenções e voto. O candidato de Jair Bolsonaro (PL), Fred Rodrigues (PL) está com 46,6%.

Em votos válidos, Mabel tem 52,2% e Rodrigues aparece com 47,8%. A curiosidade é que é que entre os eleitores que votaram no presidente Lula (PT), 93,4% dizem que pretendem votar em Sandro Mabel (UB).


[email protected]