Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

25 de outubro, 2024 / Por: Carlos Honorato

Caiado contra Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu Goiânia como seu QG para as eleições de domingo.

Ponto Final
Foto: reprodução

Entre os bolsonaristas uma vitória contra o Ronaldo Caiado (UB) – governador melhor avaliado no Brasil – servirá de exemplo para mostrar força política como a grande liderança da extrema-direita, apesar das eleições municipais terem mostrado até agora que o Brasil caminha para o centro. A corrida eleitoral em Goiânia tem o empresário Sandro Mabel (UB), candidato de Caiado, liderando as pesquisas contra Fred Rodrigues, que não é advogado como se apresentou ao TSE e foi desmentido pela PUC de Goiás, que não emitiu o diploma para o candidato. A versão entre alguns políticos é que com uma vitória em Goiânia, Bolsonaro, que está inelegível, sinalize força na sua aventura de ser candidato a presidência da República nas eleições de 2026.

Curiosidade

A curiosidade em Goiânia é que o candidato de Jair Bolsonaro (PL), Fred Rodrigues (PL) estará enfrentando Sandro Mabel (UB), apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), e que conta com apoio do PT, cuja candidata Adriana Accorsi não conseguiu ir para o segundo turno. O lema agora é “derrotar a extrema-direita”.


Além da direita

No estilo “sincerão”, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse em entrevista ao Estadão que seu partido hoje não tem votos para vencer uma eleição presidencial. Valdemar diz que é preciso “ampliar os eleitores para além da direita e da extrema direita” para conseguir vencer o PT em 2026. E arrematou: “Nós temos um problema sério. Ou nós aumentamos a nossa base, trazendo o pessoal do centro que defende as pautas da direita, ou nós perdemos a eleição”. Será que o inelegível ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já pensou no assunto?


Agenda

Pode-se dizer com todas as letras que o candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), apoiado por Lula (PT), foi atropelado pela agenda do presidente. Outros já dizem que Lula preferiu não entrar na disputa eleitoral para não dificultar ainda mais sua vida no Congresso.


Tudo ou nada

Já tem gente apostando na vitória de Ricardo Nunes (MDB) no próximo domingo contra Guilherme Boulos (Psol). Tudo em função da pesquisa da Datafolha que mostra nunes liderando a corrida eleitoral do segundo turno com 49%¨, sendo que Boulos aparece com 35% e com uma alta rejeição. Já numa espécie de tudo ou nada, Boulos até confirmou presença em uma sabatina proposta por Pablo Marçal (PRTB). O encontro está sendo chamado de “pedido de emprego”.


Sentenças

Em função do escândalo da venda de sentenças judiciais no Mato Grosso do Sul, o ministro Francisco Falcão (STJ) já afastou cinco desembargadores. Entre os afastados está o presidente do TJ-MS), Sérgio Fernandes Martins. Todos passaram a usar tornozeleiras eletrônicas. Na casa de um desembargador aposentado do TJ-MS, a Polícia Federal encontrou R$ 3 milhões em dinheiro. O caso vai para o STF e o relator será o ministro Cristiano Zanin.

Agências

Está em gestação dentro do governo Lula um projeto para mudar a estrutura e o funcionamento das chamadas agências reguladoras. O risco é que aconteça uma piora na forma de funcionamento das agências, o que parece ser uma missão bem difícil.

Campos X Raquel

Políticos de Recife (PE) já começam a falar sobre a provável disputa eleitoral entre o prefeito reeleito em primeiro turno João Campos (PSB) e a governadora Raquel Lyra (PSDB), cujo partido tenta participar de uma federação para fugir das cláusulas de barreira.

Sem grana

A disputa eleitoral por uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza teve um fato estranho. É que sete políticos eleitos não receberam um real de seu partido, o PDT, de Ciro Gomes, que já teria sido convidado a deixar o partido depois das últimas crises.

Afastamento

O deputado distrital e líder da bancada do PT na Câmara Legislativa, Chico Vigilante, está pedindo o afastamento do ex-presidente do PT-DF, Wilmar Lacerda, que foi preso pela Polícia Civil do DF por suspeita de pedofilia. Vigilante quer a suspensão da filiação de Lacerda até que ele consiga provar sua inocência.

[email protected]