
Gourmet Brasília
Domingo é dia do pão de queijo
Quem não gosta de pão de queijo? Eu sou mineiro, de Tocantins, na Zona da Mata e, gosto mais ainda por causa disso.
Bolsonaro no vale tudo Apesar do presidente Jair Bolsonaro dizer em alto e bom som que não está interferindo na eleição da Câmara, a prática o contradiz. O que está acontecendo é um verdadeiro tom lá, dá cá para tentar eleger o deputado Arthur Lira, líder do Centrão e acusado pelo MP de integrar uma …
Apesar do presidente Jair Bolsonaro dizer em alto e bom som que não está interferindo na eleição da Câmara, a prática o contradiz. O que está acontecendo é um verdadeiro tom lá, dá cá para tentar eleger o deputado Arthur Lira, líder do Centrão e acusado pelo MP de integrar uma organização criminosa, para a presidência da Câmara. A ordem é vencer o atual presidente Rodrigo Maia, que tenta formar um grupo forte para derrotar Bolsonaro. No ataque, Maia diz que o governo Bolsonaro está distribuindo emendas e cargos a deputados em troca de apoio por Arthur Lira (PP-AL).
O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, é o que se pode chamar de “um apressado”. Em postagem em rede social ela diz que o presidente Jair Bolsonaro “ao liderar uma campanha contra vacinação está enterrando de vez sua reeleição”. E arremata: “E quando nossa democracia for plenamente restabelecida, acabará atrás das grades, como merecem os genocidas”.
Muitos economistas não estão nada otimistas com 2021. Alguns revelam que o desemprego e o fim do auxílio emergencial devem levar mais brasileiros para a faixa de extrema pobreza em 2021.Segundo o economista Daniel Duque (Ibre-FGV), a pobreza extrema deve atingir uma taxa de 10 a 15%.
O ex-senador e ex-presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, perdeu uma ação que movia contra o resultado da eleição da Confederação Nacional do Comércio, que elegeu Roberto Tadros. O Tribunal de Contas da União rejeitou por unanimidade o pedido de anulação das eleições. Só para lembrar, Adelmir perdeu a eleição por um placar elástico: 24 votos a 4.
Ainda comemorando a vitória pela reeleição, o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente garante que a casa votou “tudo, não deixamos de debater nenhuma matéria que fosse importante para a cidade, em especial as que dizem respeito à pandemia”. Em tal balanço, a CLDF votou mais de 800 proposições sendo que 330 projetos de lei foram aprovados e ainda economizou cerca de R$ 70 milhões do orçamento. Prudente também destacou a “independência da Casa”, um tema delicado.
O PSDB-DF, que não tem representante na Câmara Legislativa, acionou o STF questionando a reeleição do deputado Rafael Prudente para a presidência da Câmara Legislativa. Políticos e advogados eleitorais acreditam que a taxa de sucesso da empreitada é próxima de zero.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), teve uma boa reunião com o vice-prefeito eleito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) e com o coordenador da equipe de transição Daniel Vilela (MDB), filho do prefeito eleito da capital, Maguito Vilela (MDB). Uma gestão compartilhada de temas comuns entre a Prefeitura de Goiânia e o governo estadual tomou grande parte da conversa. Uma nova conversa será agendada para debater a questão do transporte coletivo.
Ao contrário de Bolsonaro, que não pretende vacinar, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), garante: “quando chegar a vacina, quero ser o primeiro a vacinar”. A declaração de Iris foi dada durante a apresentação do balanço da gestão do prefeito, o que ele chamou de último compromisso em sua vida pública.
Expulso do PSB, o deputado distrital José Gomes entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral do DF pedindo o seu afastamento do partido por “justa causa”. O movimento do parlamentar visa continuar exercendo o seu mandato. Só que o PSB quer o mandato do parlamentar. A disputa vai durar um bom tempo.
Pesquisa Datafolha mostra de forma clara que a maioria da população defende o fechamento de escolas como maneira de conter o avanço da covid-19. Nem mesmo o percentual da 66% serve para convencer os proprietários de estabelecimentos de ensino, cuja maioria caminha para falência em função da pandemia.
Carlos Honorato [email protected]
Quem não gosta de pão de queijo? Eu sou mineiro, de Tocantins, na Zona da Mata e, gosto mais ainda por causa disso.
O Tribunal Superior do Trabalho realizou, nesta quarta-feira (13), a solenidade anual da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT).
Um levantamento divulgado pela Fecomercio-DF acende um forte sinal de alerta: o percentual de famílias com dívidas (seja no cartão de crédito, cheque especial, financiamentos ou carnês) no Distrito Federal atingiu 79% em julho, o maior patamar em dois anos.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…