Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

30 de outubro, 2024 / Por: Carlos Honorato

Cavalo de pau na anistia

No disse me disse da eleição da Câmara, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria oferecendo todos os votos da bancada do PL – a maior – ao candidato à sucessão de Arthur Lira (PP) que apoiar o projeto de anistia aos participantes do 8 de janeiro de 2023, além do próprio ex-presidente.

Ponto Final

O curioso é que ele se considera uma espécie de “segundo plano” na improvável anistia. O curioso é que o presidente da Câmara, Arthur Lira, deu um “cavalo de pau” no projeto que seria votado ontem, na CCJ da Câmara. Criou uma comissão independente para avaliar o tema. Há quem diga que a medida tem o objetivo de não contaminar as negociações para a escolha do novo presidente da Câmara. Muita gente “jura” que Bolsonaro está “furioso” com a decisão de Lira.

PT

Apesar de muita gente estar “jogando pedra” na presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, ela ficará no comando petista até o final de seu mandato, junho de 2025. Já se fala muito em Edinho Silva e até no nome de José Dirceu, que acaba de ficar livre para se candidatar a qualquer cargo nas próximas eleições.

Vencedores

Terminada as eleições municipais, o resultado mostra que: o PSD elegeu 887 prefeitos; o MDB, 856; o PP, 747; o União Brasil, 584, o Republicanos, 435; e o PT, 252. A curiosidade é que todos esses partidos, que elegeram a maioria dos prefeitos, fazem parte do governo Lula. Veja a divisão de ministérios: o MDB (com 3), PSD (3), União Brasil (3), Republicanos (1) e Progressistas (1).


Dirceu livre

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o mesmo que condenou José Dirceu no Mensalão, determinou na segunda-feira (28) a anulação de todos os atos processuais do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro José Dirceu (PT) no âmbito da operação Lava Jato. É, literalmente, o que se pode dizer… a vida dá voltas.


Apressado

O presidente do MDB, Baleia Rossi, continua comemorando os feitos do partido nas eleições municipais. Até o momento só sinaliza que o MDB não irá apoiar a possível candidatura à reeleição do presidente Lula (PT) em 2026. Alguns emedebistas acham que muito é muito cedo para definições eleitorais sobre 2026.

Disposição

Abandonado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), ao longo das negociações para a sucessão, o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), está disposto a não apoiar o projeto de anistia aos condenados por envolvimento nas manifestações de 8 de janeiro de 2023. Em troca quer o apoio do PT. Simples assim.

Ditador

Já está passando da hora do presidente Lula (PT) colocar o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no canto da sala. Com a eleição ainda sem explicação das possíveis fraudes, Maduro se acha no direito de querer entrar no Brics e até cobrar veto de Lula a entrada da Venezuela no Brics.


Amador

A declaração vista como de “político amador” do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no domingo da eleição, de que a facção criminosa PCC (Primeiro comando da Capital) teria recomendado o voto no candidato Guilherme Boulos (Psol) poderá trazer consequências entre elas uma possível inelegibilidade do governador. A lenta Justiça Eleitoral ainda não se pronunciou. Até agora o governador foi convocado pelo deputado Guilherme Cortez (Psol) para prestar depoimento na Assembleia Legislativa de São Paulo. Aguardemos.


Dificuldade

A Geap, operadora de planos de saúde com foco nos servidores públicos federais, está passando por uma crise em função de atrasos de pagamentos etc. Em artigo no portal Notibras, o jornalista João Zisman, alerta que o Geap enfrenta uma escolha: normalizar os pagamentos ou continuar em rota de desgaste.

BR-319

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) resolveu assumir a defesa do polêmico asfaltamento do trecho central da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. Só para lembrar, o desembargador Flávio Jardim, do TRF1, que decidiu no início de outubro autorizar a continuidade do processo para repavimentação do trecho central, conhecido como “Trecho do Meio”.

[email protected]