COLUNAS
Ponto Final
6 de novembro, 2024 / Por: Carlos HonoratoCaiado e Marçal?
Muitos políticos de Goiânia começam a discutir um possível desembarque do ex-candidato a Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal – uma espécie de vendedor de sonhos – no União Brasil, partido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que sonha em disputar a presidência da República em 2026.
O alvoroço começou após o colunista Lauro Jardim (Globo) revelar que Marçal abriu conversas com o União Brasil, presidido por Antônio Rueda. Os mais apressados já imaginam uma chapa -pouco provável – com Pablo Marçal e Caiado em 2026. Alguns políticos próximos a Caiado chamam tal possibilidade de “delírio”. A pergunta que se faz é se Marçal em um partido maior pode provocar uma divisão do bolsonarismo.
Inerte
Por falar no governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), ele está afiadíssimo contra o governo do presidente Lula (PT). Depois de peitar o presidente na reunião da PEC da Segurança, Caiado anda dizendo que o governo está inerte.
Parabéns
Por volta das 4h20 da manhã, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou um grupo de WhatsApp e parabenizou o presidente eleito dos EUA, Donald Tramp: “Obrigado meu Deus. Parabéns, Donald Trump. Salmos 30:5: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”
Extrema-direita
O entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguardava a vitória de Donald Trump para tentar dar uma espécie de “impulsionada” na extrema-direita no Brasil, principalmente depois do crescimento do centro nas eleições municipais. Só para se ter uma ideia, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) está nos EUA acompanhando tudo.
Emendas
O ex-ministro da Justiça, Miguel Reali Júnior. classificou de “sequestro” do Orçamento do País por meio de emendas parlamentares. O ex-ministro disse ao Estadão que o País vive um momento de “podridão” em que o interesse público deu lugar ao interesse de deputados e senadores. Até mesmo alguns políticos dizem que “até parece que as chamadas emendas parlamentares passaram a integrar o orçamento de alguns políticos”.
Urgência
O curioso é que enquanto o ex-ministro da Justiça, Miguel Reali Junior, lamenta a situação do caso das emendas, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a tramitação em regime de urgência da proposta que cria regras para o fluxo do dinheiro público previsto em emendas parlamentares. O curioso é que a votação terminou com um placar de 360 votos favoráveis e 60 contrários.
P20
De hoje até o próximo dia 8, o Congresso Nacional vai sediar a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos dos Países do G20 (P20). É uma espécie de prévia do evento da Cúpula de Chefes de Estado do bloco, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Estranho
Ninguém entendeu uma viagem cancelada do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a Europa. O que o ministro iria fazer no exterior no momento em que o dólar está nas alturas.
Garantido
O candidato do presidente da Câmara, Arthur Lira, o deputado Hugo Motta (Republicanos) já tem votos para se eleger presidente da Casa. É que o apoio dos 12 partidos até o momento – sem traições – já podem garantir 374 votos para a eleição em fevereiro de 2025.
Candidatura
Nem o petista mais devoto está acreditando na possibilidade da deputada Erika Kokay se aventurar em uma candidatura majoritária nas eleições de 2026. Detalhe: nos últimos anos, a parlamentar vem sendo um nome de sucesso nas eleições que disputou para a Cãmara.