Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

8 de novembro, 2024 / Por: Carlos Honorato

Sem pressão

O presidente Lula (PT) já deixou claro que aceita discutir os cortes e até aceitá-los na medida do possível – contra sua vontade -, mas deixou claro uma coisa: tudo a seu tempo, sem pressão.

Ponto Final
Foto: Abr

Em meio a tudo isso, uma coisa já está certa: os benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para a população idosa estão fora dos cortes panejados pelo Governo. Tanto que o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Welligton Dias, confirma que o seu ministério não irá cortar benefício de quem tem direito a Bolsa Família e BPC. A ideia é buscar mecanismo de modernização e o combate às fraudes.

Disputas

Depois de quatro dias de reuniões já se pode dizer que as disputas internas entre várias áreas do governo Lula (PT) estão travando a divulgação do pacote de corte de gastos prometidos pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Alguns participantes das reuniões acreditam que os debates ainda tem “um longo caminho a percorrer”. Só que hoje tem mais uma reunião com o presidente.

PEC da Segurança

A chamada PEC da Segurança Pública de Lula já provoca reação da bolsonarista, que é contra o controle na área. A ideia é cotar vários projetos em direção contrária a PEC. Alguns governadores resistem à ideia da PEC e alegam que o governo quer controlar a segurança pública, o que enfraquece os governadores.


Posse de Trump

Caso seja convidado para a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai pedir ao ministro Alexandre de Moraes, (STF) autorização para comparecer a solenidade de posse. Qual será a resposta de Moraes?

Euforia

Até mesmo deputados aliados garantem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está “eufórico” com a eleição de Donaldo Trump nos EUA. Parlamentares governistas chegam a brincar que até parece que o Brasil é uma colônia americana. O certo é esperar o que vai acontecer.

Otimista

O encanto do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, com o ex-presidente Jair Bolsonaro só aumenta. Em uma entrevista ao UOL, vaticinou que Bolsonaro não será preso e que se tal coisa acontecer o ex-presidente consegue eleger “até um poste” mesmo preso. O otimismo é tudo.


PSB na boa

Durante uma entrevista à CNN, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) foi categórica: o PSB é o único entre os partidos progressistas brasileiros que se posiciona contra a Venezuela, contra as ditaduras de esquerda mundo afora. Já sobre as eleições municipais, garantiu que o PSB saiu com o partido progressista que teve mais votos no Brasil.

Nova fraude?

O governo do ditador venezuelano Nicolás Maduro pediu a Interpol a prisão de Edmundo González, candidato virtualmente eleito presidente nas eleições fraudadas. A Interpol informou que as regras da agência policial internacional proíbem a utilização dos seus mecanismos para fins políticos. Mais uma fraude de Maduro?

Caiado e Marçal

Em meio ao debate sobre a possível filiação do influenciador Pablo Marçal, ex-candidato derrotado à prefeitura de São Paulo, ao União Brasil, partido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem mais espuma do que algo concreto. Primeiro é preciso que Marçal se filie ao União Brasil. O nome colocado para concorrer à Presidência da República em 2026 é o do governador goiano. O resto é enxugar gelo.

Sem susto

Nome forte para ocupar a Secretaria Municipal de Finanças de Goiânia, Valdivino José de Oliveira, diz que não chega a ser “assustadora” a atual situação. Integrante da equipe de transição de Sandro Mabel (UB), alerta que um possível problema será o atraso na folha de pagamento do funcionalismo municipal. Só para lembrar, Valdivino ocupou a Secretaria da Fazenda do DF no período de 1999 e 2006, no governo de Joaquim Roriz e retornou na gestão de José Roberto Arruda.

[email protected]