![AMABRASÍLIA homenageia aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e março](https://brasiliaagora.com.br/wp-content/uploads/2025/01/imagem-redimensionada-20250106001638541-1.webp)
AMABRASÍLIA homenageia aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e março
O festejo foi realizado com um almoço no Restaurante Gran Bier.
A Câmara começará a debater uma PEC do Semipresidencialismo, algo que tenta combinar características do parlamentarismo com um presidente eleito diretamente.
A ideia dos deputados Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e Lafayette Andrada (Republicamos-MG) teve o apoio de 181 parlamentares. A PEC é vista com reservas e os mais “apressados” classificam de “golpe parlamentar”, caso não haja uma consulta popular no país. Outros dizem que é o caminho da consolidação das “indecentes” emendas parlamentares. Paixões à parte, uma mudança talvez fosse um novo caminho a ser pensado com responsabilidade.
No meio bolsonarista circula uma versão curiosa do que será o chamado “Plano B” do ex-presidente Jair Bolsonaro, caso não consiga reverter a sua inelegibilidade. Entre as possibilidades está a do lançamento do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como candidato à presidência da República. O passo seguinte seria o lançamento do deputado federal Eduardo Bolsonaro na disputa pelo governo paulista.
A violência e o envolvimento de policiais com o PCC estão preocupando o governador de São Paulo, Tarcísio e Freitas. A investigação do possível envolvimento de um delegado com o PCC parece ter acendido um alerta no Palácio dos Bandeirantes. O assunto é sério e poderá ter novos desdobramentos com as investigações.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) acaba de liberar R$ 2 milhões para a modernização do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). Só para lembrar, o instituto é um dos maiores centros de referência da região Centro-Oeste para exames especializados com tomografia, ecocardiogramas etc. O investimento viabiliza a instalação do sistema Philips Blueseal, uma tecnologia de ponta que melhora a qualidade dos exames.
Preocupado com a baixa popularidade, alta dos preços dos alimentos e de olho em 2026, o presidente Lula (PT) retomou as viagens pelo país em busca do apoio perdido. Um parlamentar petista diz que o presidente deveria dar uma “boa pausa” na agenda internacional e “cuidar do futuro do Brasil”.
De olho em mais vagas na Esplanada dos Ministérios, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que finge que apoia o governo Lula e é secretário do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) mudou o tom em relação ao presidente Lula. Primeiro disse que Lula não conseguiria se reeleger. Agora diz que Lula ´”e forte” e ainda pode reverter o cenário adverso”.
O jovem recém chegado presidente da Câmara, Hugo Motta, corre atrás de uma marca e estilo de liderança para não evitar que a sombra do ex-presidente Arthur Lira, que pode até virar ministro na indefinida reforma ministerial do presidente Lula, que ainda não tem data para acontecer.
A eleição tranquila de Hugo Motta (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado) para os próximos dois anos mostra o que é a força das emendas parlamentares, que em 2024 teve a vultosa soma de R$ 47 bilhões jogados não se sabe onde.
O prefeito de Recife, João Campos, será candidato à sucessão do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. O anúncio foi feito durante uma reunião do diretório nacional. A candidatura será apresentada durante o XVI Congresso Nacional do PSD, que acontecerá de 30 a 31 de maio e 1º de junho em Brasília. Campos já é visto como forte candidato ao governo de Pernambuco em 2026.
Em um videocast do Brasil de Fato transmitido pelo Youtube do Brasil, a cientista política e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mayra Goulart, garante que “nosso parlamento, desde a Constituição Imperial de 1824, sempre foi um lugar de representação das elites, e isso não mudou”. A única novidade apontada é hoje o parlamento tem um maior controle sobre o orçamento por meio das controversas emendas parlamentares.
Depois de passar alguns dias atacando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), pelas redes sociais com acusações de supostas irregularidades, o ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo termina a semana preocupado. É que ele e outros acusados foram alvo da Polícia Federal na Operação Panaceia, que investiga desvios de recursos públicos na saúde goiana entre os anos de 2012 e 2018, período que Marconi governou Goiás. Os acusados na operação podem responder por crimes de corrupção ativa e passiva, além de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O festejo foi realizado com um almoço no Restaurante Gran Bier.
A perspectiva de consumo (-4,4%), o nível de consumo atual (-1,2%), o momento para aquisição de bens duráveis (-0,9%) e o acesso ao crédito (-0,9%) no DF apresentaram queda, demonstrando um cenário de maior prudência na decisão de compra.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…