Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

26 de março, 2021

Efeito Lula Muitos políticos já comentam que Luciano Huck e o ex-juiz Sergio Moro não deverão lançar suas candidaturas para as eleições de 2022. O […]

Ponto Final

Efeito Lula

Muitos políticos já comentam que Luciano Huck e o ex-juiz Sergio Moro não deverão lançar suas candidaturas para as eleições de 2022. O tucano João Doria também estaria propenso a desistir do sonho presidencial e tentar a reeleição ao governo paulista. A tese é a de que o retorno de Lula ao cenário político começa alterar os projetos políticos de muita gente. É bom lembrar que o STF julgará no próximo dia 14 de abril os agravos regimentais da PGR e da defesa do ex-presidente Lula sobre a decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações contra o ex-presidente Lula.

 

Enxugando gelo

A aprovação do orçamento de 2021 deu uma levantada na imagem derrubada do ministro da Economia, Paulo Guedes. Aproveitando a oportunidade já anunciou a antecipação do 13% salário dos aposentados e pensionistas da União. A ideia é injetar dinheiro na economia para reduzir o estrago. É a velha tática de “enxugar gelo”.

 

Lira e a China

Já que o chanceler Ernesto Araújo não consegue uma interlocução com as autoridades chinesas, o presidente da Câmara, Arthur Lira, conversou na noite de quinta-feira com o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu. Na conversa por videoconferência discutiram o aprofundamento das relações bilaterais e o reforço na parceria para o combate a pandemia da Covid-19.

 

Maldade

Adversários de João Doria garantem que o governador de São Paulo trocou o cargo de governador pelo de “vendedor” de vacina. Só esquecem que sem o esforço do governador o Brasil estaria sem vacina.

 

Curiosidade

Os bolsonaristas sempre tem um raciocínio peculiar. Tanto que alguns dizem que se o presidente Jair Bolsonaro entregar a “cabeça” do chanceler Ernesto Araújo ao Centrão é melhor entregar a cadeira para o presidente da Câmara, Arthur Lira. A política de “proteção” tem seus custos.

 

Revelação

A desesperada deputada federal Flordelis (PSD-RJ), acusada de mandante do assassinato do pastor Anderson, mudou a narrativa. No programa do jornalista Pedro Bial, Flordelis disse que a filha Simone foi a mandante do assassinato.

 

“Escondidos”

Muitos empresários que fazem pressão contra as medidas restritivas do GDF são os mesmos que ficam “escondidos” em suas casas no Lago Sul etc e querem seus funcionários trabalhando a qualquer custo, apesar do colapso do sistema de saúde. Hora de começar a fazer uma nova leitura da atual situação da pandemia no país.

 

Desgaste

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa do DF precisa dar uma boa melhorada. Para se ter uma ideia, 42 leis aprovadas nos últimos dois anos foram consideradas inconstitucionais nos últimos dois anos. Tal coisa termina colocando a Câmara em uma situação de desgaste.

 

Pedido

Os rodoviários e metroviários reivindicaram durante uma sessão remota da Comissão da Vacina contra a Covid-19 da Câmara Legislativa do DF a inclusão das categorias nos grupos prioritários de vacinação. O ideal seria que tivesse vacina para todos.

 

Vacina disponível

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, acaba de conseguir uma façanha. Ele descobriu que a empresa Fosun Pharma tem disponível uma carga de 5 milhões de doses da vacina Coronavac na China para pronta-entrega em 30 dias no Brasil. E mais: Mabel entregou ao secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, uma proposta com todos os detalhes. Falta só o governador Ronaldo Caiado (DEM) avaliar a proposta e decidir se compra ou não.

 

Carlos Honorato
[email protected]