Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

10 de maio, 2021

Bloco na rua O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB-DF), é candidato a reeleição em 2022. O anúncio foi feito durante uma entrevista ao programa […]

Ponto Final

Bloco na rua

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB-DF), é candidato a reeleição em 2022. O anúncio foi feito durante uma entrevista ao programa Concetado ao Poder, da Rádio Metrópoles, do jornalista Sandro Gianelli.  O trabalho agora é escolher o nome de um/a vice e outro para ser candidato ao Senado. Ele também afastou os boatos de que poderia deixar o MDB ao dizer: “O MDB do DF é o MDB das obras, das moradias, é o MDB de Roriz e que encanta a população. Não sairia desse partido em hipótese nenhuma”.

De olho

O comentário nos bastidores de Brasília é de que a ministra Flávia Arruda (PL-DF) está estudando o que fará nas eleições de 2022, tipo candidatura ao Senado. Só que também se fala de que ela poderia vir a ser a candidata de Bolsonaro ao GDF. Por hora, a ministra apenas observa os vários cenários.

Uma alternativa

A ex-senadora e presidente da Rede Sustentabilidade, Maria Silva, está convencida de que o Brasil precisa de uma alternativa para as eleições de 2022 que esteja bem distante do ex-presidente Lula e de Bolsonaro. Em entrevista a Veja, Marina disse que “não podemos repetir os erros do passado nem manter esse presente que está sepultando nosso futuro”.

Leila e o PT

A senadora Leila Barros (PSB-DF) poderá ser candidata ao Palácio do Buriti tendo como vice um nome do PT, o que estaria dentro da estratégia do ex-presidente Lula de uma frente nacional de oposição para as eleições de 2022. Ainda não se tem nada definido, mas tal possibilidade já está na mesa para debate.

DEM menor

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, terá dificuldades para montar uma aliança para as eleições de 2022. Uma das razões é a de que o DEM com a saída de Rodrigo Maia, Rodrigo Pacheco e outros, o partido ficará menor para a disputa das eleições, o que dificulta muito as negociações.

Negociações

O ex-deputado federal e distrital petista Geraldo Magela está interessado em entrar na disputa eleitoral de 2022 como candidato do PT ao Palácio do Buriti. Só que dentro do partido dizem que ele “é candidato dele mesmo”. Isto porque nas negociações nacionais do ex-presidente Lula por uma frente nacional para derrotar Bolsonaro, o PT poderá até que abrir mão de uma candidatura no DF.

Senado

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) é candidata ao Senado pelo PT em 2022. Só para lembrar, a deputada foi eleita nas eleições de 2018 com 89.986 votos.

Neto de Roriz

O neto de do ex-governador Joaquim Roriz, que herdou o nome do avô, Joaquim Domingos Roriz Neto, se prepara para defender o nome da família Roriz nas próximas eleições. A dúvida é se repete a candidatura a deputado federal ou deputado distrital.

Papuda

Com 42 anos de existência, o presídio da Papuda – Centro de Internamento e Reeducação – será desativado. A determinação é da Vara de Execuções Penais, que considera a decisão um marco histórico, pois é um dos poucos presídios verticais do país.

Iris candidato

O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), parece que não aposentou da vida pública. Aliados garantem que ele já começa a pensar numa candidatura ao Senado na chapa do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

 

Carlos Honorato
[email protected]