COLUNAS

Ponto Final

19 de maio, 2021

Pressão contra Salles Os mais apressados acreditam que a operação da PF contra a exportação ilegal de madeira da Amazônia é um sinal de “final da linha” para o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Paralelo a operação, o STF suspendeu um despacho de Salles que permitia a exportação de produtos florestais sem a devida …

Pressão contra Salles

Os mais apressados acreditam que a operação da PF contra a exportação ilegal de madeira da Amazônia é um sinal de “final da linha” para o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Paralelo a operação, o STF suspendeu um despacho de Salles que permitia a exportação de produtos florestais sem a devida autorização. Algumas fontes palacianas dizem que o presidente Jair Bolsonaro já estaria pensando em substituir o ministro, mas não tomou a decisão em função da pressão da imprensa. “O presidente não demite ministro sob pressão”, diz uma fonte.

Provocação

O vereador Carlos Bolsonaro entrou no radar da CPI da Covid. Por hora a ideia é pedir a quebra de sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemático do filho do presidente Jair Bolsonaro. A tropa de choque governista diz que “é uma provocação” ao presidente.

PDT e DEM

O confuso pré-candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, já mira numa possível aliança com o DEM, do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Além disso, o PDT sonha e trabalha para estar na chapa de ACM Neto, que é candidato ao governo da Bahia em 2022.

Voto impresso

Apesar do presidente Jair Bolsonaro defender a volta do voto impresso, alguns políticos acreditam que a mudança dificilmente acontecerá. Já outros confiam que a aliança do presidente com o Centrão poderá viabilizar a aprovação da volta do voto impresso. A medida é vista como um atraso.

“Naufrágio”

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) foi a estrela da CPI da Covid na terça-feira ao enquadrar o ex-ministro das Relações Exteriores, o negacionista Ernesto Araújo. E mais: a senadora foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Ela arrematou sua participação acusando o ex-ministro de ter sido uma espécie de “bússola” para o naufrágio da política internacional brasileira.

PSB

O PSD-DF tem novo comando. A presidência agora está com o cientista político Rodrigo Dias, que foi subsecretário de Políticas de Direitos Humanos do governo de Rodrigo Rollemberg, que hoje é secretário-geral do PSB-DF. Tanto Rodrigo com Rollemberg estão lotados no gabinete da senadora Leila Barros (PSB).

Sem pretensão

Ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), descarta qualquer possibilidade de uma candidatura ao Senado em função dos números de algumas pesquisas. E garante: “Não tenho essa pretensão”. Aguardemos…

Pesquisa PTB

O PTB mandou fazer uma pesquisa no DF para saber como estão os candidatos para as eleições 2022. Os resultados foram vistos como muito interessantes e cheios de surpresas.

Transporte escolar

Uma boa providência do GDF. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) pediu autorização ao Confaz para conceder isenção de ICMS em transações que envolvam ônibus, micro-ônibus e vans para uso no transporte escolar do DF, até 31 de dezembro de 2023. A medida deverá ajudar o setor que passa por uma crise terrível em função da pandemia.

Composição difícil

São cada vez mais fortes os comentários de que o ex-prefeito de Goiânia, Iris Resende Machado (MDB-GO), será candidato ao Senado e apoiará a reeleição do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). A versão é a de que Caiado joga com o apoio de Iris para atrair o MDB para a disputa da reeleição de 2022. Só que o MDB estaria mais disposto a apoiar a esquerda.

 

Carlos Honorato
pontofinal@carloshonorato.com.br

Artigos Relacionados