Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

31 de maio, 2021

Alerta de Ciro Nogueira Com pensamento bem cartesiano, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos líderes do Centrão, acredita que hoje o presidente Jair Bolsonaro […]

Ponto Final

Alerta de Ciro Nogueira

Com pensamento bem cartesiano, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos líderes do Centrão, acredita que hoje o presidente Jair Bolsonaro não seria reeleito em função da gestão da pandemia. O senador alerta que o presidente terá tempo para se recuperar até 2022. Ele também prevê que quem elege e reelege é a economia. De olho no governo do Piauí, Ciro Nogueira disse ao Valor Econômico que a estratégia para 2022 será estimular o sentimento antipetista junto à população.

Golpe militar

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, fez uma advertência clara aos desavisados que flertam com um improvável “golpe militar”: não há lugar na democracia brasileira para a não aceitação dos resultados legítimos das urnas.

Governadores

A CPI da Covid deu sinais de precipitação na convocação dos governadores, um desejo da tropa de choque governista. Tanto que o Fórum Nacional pediu ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), que reconsidere a convocação e transforme todos os pedidos em convite. Isto porque a convocação afronta os chamados princípios constitucionais.
Dissimulado (usar foto anexa do Eduardo Pazuello). Até o momento o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, é considerado dentro da CPI da Covid como o autor do depoimento mais “sonso”, que o Dicionário Aurélio diz que é “dissimulado, manhoso, astuto, velhaco, solerte”. Muita coisa que o general falou foi desmentido pelos seus próprios atos. A participação no ato político promovido pelo presidente Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro é um exemplo.

Dia de cloroquina

A CPI da Covid viverá amanhã um dia de atraso. É que será ouvida a oncologistas e imunologista Nise Yamaguchi, do Hospital Albert Einstein, uma defensora do tratamento precoce com a cloroquina, um medicamento comprovadamente ineficaz contra a covid-19.

PSB X PT

O PT e PSB conversam para se unirem em uma frente contra Bolsonaro em 2022. Só que no sábado, a polícia do PSB de Recife, feudo do partido, disparou tiros de borracha e spray de pimenta contra os petistas no dia de protestos contra Bolsonaro. Parecia que a polícia era bolsonarista. Sobrou agressão até para a vereadora petista Liana Cirne. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE), condenou a repressão depois do estrago feito.

Protestos

Os protestos do “Fora Bolsonaro” no sábado em 24 estados e no DF serviram para ampliar ainda mais o desgaste internacional do presidente Jair Bolsonaro. Isto em função da repercussão na imprensa internacional. Detalhe: foi a primeira vez que a chamada oposição foi para a rua protestar desde o início da pandemia.

Aposta Fadi Faraj

São cada vez mais fortes os comentários de que o pastor Fadi Fayez Faraj seria a costura do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, com o presidente Jair Bolsonaro para o Senado em 2022 no DF. A ideia é unir o voto evangélico em torno do pastor. Nas eleições de 2018, Fadi teve 268.078 votos na disputa por uma vaga de senador pelo PRP. E mais: Fadi já é o novo presidente do PTB-DF e aguarda a deputada Jaqueline Silva devolver os documentos do partido.

Transparência

A deputada Jaqueline Silva comemora aprovação do projeto que determina mais transparência em gastos públicos. A parlamentar lembra a importância da aprovação, destacando que a proposta traz maior transparência aos gastos públicos através da tecnologia e modernização.

Republicanos quer vaga

O partido Republicanos de Goiás, do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, se diz independente e admite fechar uma parceria com qualquer grupo político de Goiás. O curioso é que o partido reivindica uma vaga para disputar o Senado em 2022. O curioso é que o governador Ronaldo Caiado (DEM) já tem um aceno do PSD – leia-se Gilberto Kassab – para a candidatura do ex-ministro Henrique Meirelles. O certo é que não tem nada definido.

 

Carlos Honorato
[email protected]