Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

18 de junho, 2021

  Flávio Bolsonaro ministro? O presidente Jair Bolsonaro e o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, tiveram uma longa conversa sobre a possibilidade de assumir […]

Ponto Final

 

Flávio Bolsonaro ministro?

O presidente Jair Bolsonaro e o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, tiveram uma longa conversa sobre a possibilidade de assumir um ministério. Em princípio, o senador se disse pronto para assumir. Caso assuma algum ministério, o senador se transformará numa espécie de primeiro ministro do governo. O foco principal da mudança seria a secretaria de Governo, ocupada atualmente pela deputada licenciada Flávia Arruda (PL-DF). A ideia não é tirá-la do governo, mas sim fazer um remanejamento da ministra para outra pasta. O assunto ainda não está fechado e depende de muitas conversas. O complicador de tudo é que se Flávio virar ministro, quem assume sua vaga no Senado é o empresário e ex-aliado Paulo Marinho, hoje no PSDB-RJ.

Insistência

Apesar dos investigadores do caso acharem prematuro, a   Procuradoria-Geral da República (PGR) insiste junto ao STF para o arquivamento das investigações de deputados bolsonaristas no inquérito sobre o financiamento e a organização de atos antidemocráticos. A previsão é quer o caso terá desdobramentos.

Advocacia

Muitos grandes escritórios de advocacia do Brasil estão de olho na aposentadoria do ex-ministro do STF, Marco Aurélio Mello.

PGR

Visto pela imprensa com um fiel escudeiro do presidente Jair Bolsonaro, a suposta indicação do PGR Augusto Aras para o STF ficou para um futuro ainda indefinido. Nem tudo ficou tão ruim. O presidente Jair Bolsonaro já sinalizou que Aras será reconduzido ao cargo no próximo mês de setembro.

Bolsonaro e o DF

O presidente Jair Bolsonaro começa a mostrar sua cara no DF. Como aliados já tem a presidente do PL-DF, ministra Flávia Arruda, e o futuro comando do seu futuro partido, o Patriota-DF. O movimento mais recente foi feito pelo grupo do ministro da Justiça, Anderson Torres, que assumiu a presidência do PSL-DF.

Em silêncio

O candidato do PDT à presidência de República, Ciro Gomes, não tem poupado o presidente Jair Bolsonaro de críticas pelas redes sociais. Oficialmente, o presidente tem se mantido em silêncio em relação ao candidato, que ainda patina nas pesquisas.

Educação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, que ainda não mostrou nada de bom na sua área, está na alça de mira do Centrão. Entre os vários nomes para a pasta está o de Mendonça Filho (DEM-PE), que já ocupou o cargo no governo de Michel Temer. Pelo que já mostrou não seria uma solução para a Educação.

Reeleição

Agora é oficial. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB-DF), é candidato à reeleição. Em entrevista ao Correio Braziliense, o governador garantiu que é candidato e que está fazendo um bom trabalho. E mais: “as pesquisas que nós temos nos apontam na faixa de 50% de aprovação do meu mandato. No que diz respeito ao meu trabalho na cidade, é bem maior”.

Record

A Record tem feito uma excelente cobertura na caçada policial ao foragido Lázaro Barbosa na regia do Entorno de Brasília. Acusado de vários assassinatos, o fugitivo tem dado um baile na polícia.

Estratégia

Está sendo montada uma estratégia no Amazonas para ajudar o senador e candidato do governo Eduardo Braga (MDB-AM). A ideia é manter o atual governador do Amazonas, Wilson Lima, no poder e sangrando até a eleição de 2022.

Contas aprovadas

Sem ressalvas, o Tribunal de Contas aprovou as contas de 2020 do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO). A secretária da Economia do Estado de Goiás, Cristiane Schmidt, comemorou e disse que “o resultado mostra que estamos no rumo certo, que fizemos o dever de casa”. Só para lembras, Goiás aplicou 12,77% na Saúde, acima do limite mínimo constitucional de 12%. O mesmo aconteceu na Educação (25,24%).

 

Carlos Honorato
[email protected]