Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

21 de junho, 2021

Aliança difícil Não está fácil para o ex-presidente Lula a montagem da aliança para as eleições de 2022. Depois de conversas no Rio e Brasília, […]

Ponto Final

Aliança difícil

Não está fácil para o ex-presidente Lula a montagem da aliança para as eleições de 2022. Depois de conversas no Rio e Brasília, Lula deverá viajar para o nordeste onde pretende conversar com lideranças do PSB e MDB. Uma das principais conversas deverá ser em Recife com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e com o prefeito João Campos, que não se mostra disposto a apoiar Lula. Enquanto Lula tenta fechar uma aliança contra Bolsonaro, o candidato do PDT, Ciro Gomes, que não cresce nas pesquisas, faz campanhas nas redes sociais contra Lula. Para muitos petistas, Ciro não pode ser levado a sério.

PSL perde

Assim como anabolizou o PSL, o presidente Jair Bolsonaro poderá definhar o partido. É que grande parte dos apoiadores do presidente devem migrar para o novo partido de Bolsonaro, o Patriota. Em termos de votos fala-se que o PSL pode perder 4,6 milhões dos 7,7 milhões de votos que conquistou nas eleições de 2018.

Errou tudo

Alguns integrantes da CPI da Covid acreditam que o depoimento de amanhã do deputado federal negacionista Osmar Terra (MDB-RS) pouco deve colaborar com as investigações. Só para lembrar, o parlamentar, que é médico, errou todas as previsões que fez sobre a pandemia.

Classe média

O polêmico candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, diz que “a sensação da classe média brasileira é que ela paga dobrado para viver e que o Estado é um inimigo”. E arremata: “e a lembrança de uma esquerda conservadora, que teve oportunidades por anos e fracassou em mexer nesse sistema, deixou o Brasil nesse curto-circuito”.

Caçada difícil

A caçada ao fugitivo Lázaro Barbosa já começa a provocar discussões entre policiais em grupos de zap. A maior reclamação é a de que estaria faltando um “planejamento” mais eficiente na operação. Já são 270 policiais integrados no trabalho. Além disso, novos policiais da Policia Rodoviária Federal foram integrados para ajudar na caçada a Lázaro Barbosa.

Piada

A estratégia da deputada federal goiana Magda Mofato, que gravou um vídeo em um helicóptero dizendo que iria prender o fugitivo Lázaro Barbosa, virou piada nas redes sociais. Parece que a parlamentar não pensou bem sobre sua desastrada ação de marketing.

Frente

Entre alguns grupos políticos da cidade começou uma discussão sobre a possibilidade de uma frente para as eleições de 2022. E mais: tem gente no PSB-DF que não gosta da ideia de ter o PT com parceiro nas eleições. O tema deverá gerar um debate polêmico.

Arrecadação

O secretário de Economia do DF, André Clemente, comemora o aumento da arrecadação em 20,4% no comparativo com abril do ano passado. Os números mostram que a arrecadação bateu R$ 1,461 bilhão em relação a R$ 1,213 bi de abril de 2020. Um dos pilares da boa performance foi o sucesso do Refis 2020.

Metrô

A paralisação do Metrô-DF chegou a dois meses sem uma solução. Enquanto o GDF estuda uma forma para o assunto, a população quando ouvida sempre se manifesta a favor da privatização. Só para lembrar a operação Metrô é bem cara para os cofres do GDF.

Licenciamento

O Detran tem no Primeiro Emplacamento Inteligente (PEI) como uma boa novidade para os compradores de carros zero quilômetro. O bom é que o motorista sai Da loja com o CRLV-e (Licenciamento Eletrônico) já disponível no aplicativo do Detran Digital.

 

Carlos Honorato
[email protected]