Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

23 de junho, 2021

Bia Kicis para o Senado? A presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Bia Kicis (PSL-DF) está passando por uma prova de fogo: […]

Ponto Final

Bia Kicis para o Senado?

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Bia Kicis (PSL-DF) está passando por uma prova de fogo: se aprovar o voto impresso terá o apoio do presidente Jair Bolsonaro para a disputa da vaga ao Senado pelo DF nas eleições de 2022. Dependendo de como estará a performance eleitoral de Bolsonaro nas pesquisas, Bia se transformará em uma forte candidata e pode enfrentar a ministra Flávia Arruda, que avalia ser candidata ao Senado.

Pesquisas

O Palácio do Planalto tem pesquisas sobre o desempenho de vários candidatos no DF. O presidente Jair Bolsonaro vem acompanhando tudo de perto. Sabe-se que irá patrocinar alguns candidatos nas eleições 2022.

Impasse I

O impasse na apreciação do projeto de lei complementar do GDF que propõe novas alterações à Lei de Uso e Ocupação do Solo, a Luos, continua na Câmara Legislativa do DF. Desde a semana passada, duas reuniões da Comissão de Assuntos Fundiários foram adiadas na tentativa de buscar um consenso que impeça novas desafetações de áreas públicas, ampliações de terrenos particulares e mudanças de destinação de uso, consideradas inconstitucionais e detectadas na proposta.

Impasse II

Os distritais tentam convencer o presidente da CAF, Cláudio Abrantes (PDT) e o deputado Robério Negreiros (PSD), que contam com a consultoria do ex-deputado Cristiano Araújo, a reverem a proposta para impedir que “jabutis” e “submarinos”, que contrariam a vontade da população, sejam votados e aprovados pela Casa.

Convencimento

O chamado poder do “convencimento monetário” sobre a Câmara dos Deputados foi demonstrado de forma clara na votação da privatização da Eletrobras. Há quem se lembre da “missão dada, missão cumprida”.

Aras fica

A subprocuradora Luiza Frischeisen venceu a eleição para a formação da lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral da República, com 647 votos.  Só que o presidente Jair Bolsonaro já sinalizou que manterá o PGR Augusto Aras por mais dois anos.

Chilique

Comentário de um bolsonarista –  ainda não se arrependeu – sobre mais um chilique do presidente Jair Bolsonaro nos seus rompantes de agressividade contra profissionais de imprensa a quem parece adorar destratar: “Ele pavimenta o caminho da derrota dia após dia”.

Caçada angustiante

A caçada pelo fugitivo Lázaro Barbosa – já entrou na quarta semana – virou piada nas redes sociais com a ação da polícia. A pergunta que se faz em tom de crítica é se o fugitivo é “muito bom” ou a polícia só está preparada para prender pobres nas periferias das cidades.

Delegado afastado

Estranhamente, o delegado Franco Perazzoni foi afastado da chefia da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal. Detalhe: Perazzoni – especialista na investigação de crimes ambientais –  comandou uma operação contra o “poderoso” ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Meirelles e Kassab

O presidente do Banco Central nos governos Lula e atual secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles (PSD-GO), começa na próxima sexta-feira (25), em uma casa de eventos de Goiânia, a jornada para tentar uma vaga ao Senado nas eleições de 2022. Meirelles estará acompanhado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

 

Carlos Honorato
[email protected]