Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

4 de agosto, 2021

Pesquisa: Lula 46%; Bolsonaro 29%; Ciro 12% A pesar das eleições estarem marcadas para 2 de outubro de 2022, mais uma pesquisa mostra o ex-presidente […]

Ponto Final

Pesquisa: Lula 46%; Bolsonaro 29%; Ciro 12%

A pesar das eleições estarem marcadas para 2 de outubro de 2022, mais uma pesquisa mostra o ex-presidente Lula liderando a corrida presidencial com 46% dos votos. Segundo pesquisa da Quaset Consultoria, o presidente Jair Bolsonaro é o segundo colocado com 29%. Na terceira colocação está o ex-ministro Ciro Gomes com 12%. Detalhe: Lula vence em todos os cenários de segundo turno, além de o único entre os pré-candidatos em que o potencial de voto é maior que a taxa de rejeição.

Eleições

O presidente Jair Bolsonaro já alertou que ”sem eleições limpas e democráticas, não teremos eleições”. O tom ditatorial do presidente deixando para si a decisão de ter ou não eleição, não deve representar a vontade da população brasileira. Aliás, não seria ocaso de algum instituto de pesquisa averiguar se a população deseja tal coisa.

Voto caro

Mais um problema para o atrasado e sujeito a fraude voto impresso: o custo. Um relatório da PF sobre as urnas eletrônicas mostra que o voto impresso auditável aumenta em muito o custo do processo eleitoral.

Vacinação

Transbordando otimismo, o líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Hermeto (MDB), acredita que até o próximo mês de outubro o DF deverá estar com sua população vacinada com a primeira dose ou dose única dos imunizantes contra o Covid-19.

Agenda cheia

Nos próximos dias, o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, terá uma agenda agitada. Vai a Câmara dar explicações sobre suas declarações sobre o voto impresso e também deverá ser convocado pela CPI da Covid. Falará sobre o combate a pandemia por parte do governo Bolsonaro.

Igrejas

O deputado João Cardoso (Avante) está reclamando do não cumprimento da lei que trata da regularização de terrenos ocupados por tempos religiosos. E mais: “aprovamos a lei, ela foi sancionada, e as entidades precisam desse parcelamento”, diz o parlamentar.

Sessões presenciais

A Câmara Legislativa do DF retomou as atividades legislativas presenciais. O segundo secretário da Casa, Robério Negreiros (PSD), fez um relato das ações implementadas com o intuito de garantir o retorno seguro dos trabalhos e agradeceu o empenho dos servidores e da Mesa Diretora.

Conversas tucanas

Já tem gente em Goiás acreditando que o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha – ainda no MDB – pode aparecer como candidato ao governo de Goiás pelo PSDB, de Marconi Perillo. Ninguém confirma oficialmente, mas Mendanha tem conversado com o ex-governador Perillo e com outros tucanos.

Cartão-gás

Já que o preço baixo do gás prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, não aconteceu, o GDF enviou para a CLDF a proposta para o cartão-gás, um auxílio de R$ 100 a cada dois meses. Os candidatos ao benefício terão que estarem inscritos nos programas sociais do GDF.

Prefeito candidato

O visto como equivocado, o grupo político do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante-AM), pressiona para que ele seja candidato ao governo do Amazonas em 2022. Adversários dizem que o prefeito não tem chances, mas a pressão para que deixe a prefeitura em 1º de abril de 2020 é grande. Deverá ter pela frente o senador Eduardo Braga (MDB-AM) na disputa pelo governo.

Reforma

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), está prevendo que a reforma administrativa deverá ser votada até o final do mês. O parlamentar quer tentar resolver a questão para que nada fique para o ano das eleições, o que poderá dificultar muito as negociações.

 

Carlos Honorato
[email protected]