
Gourmet Brasília
Galinha à Cabidela, o prato preferido de JK
Durante a construção de Brasília, entre 1956-1961, ele não dispensava uma galinha ao molho pardo
Ciro, o bombeiro O ministro da Casa Civil, o “bombeiro” Ciro Nogueira (PP-PI), já trabalha 24 horas para tentar apagar os incêndios provocados pelo presidente Jair Bolsonaro, que insiste em ter poder superior ao do Judiciário, um equívoco primitivo. Aos poucos o “bombeiro” do governo constrói algumas pontes, mesmo sabendo que Bolsonaro poderá detoná-las na …
O ministro da Casa Civil, o “bombeiro” Ciro Nogueira (PP-PI), já trabalha 24 horas para tentar apagar os incêndios provocados pelo presidente Jair Bolsonaro, que insiste em ter poder superior ao do Judiciário, um equívoco primitivo. Aos poucos o “bombeiro” do governo constrói algumas pontes, mesmo sabendo que Bolsonaro poderá detoná-las na próxima declaração. Muitos políticos analisam que o presidente cria “falsas batalhas” para se manter em evidência diante de um governo que já coleciona fracassos, tanto na economia como no combate a pandemia etc.
O governo de Jair Bolsonaro gastou a bagatela de R$ 1 milhão em uma viagem do vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), a Angola. O motivo nobre era intervir numa crise entre a Igreja Universal e o governo angolano. A pergunta que se faz é a seguinte: a igreja faz parte do governo? O MP parece não ter tomado conhecimento do assunto.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) em mandar para cadeia o presidente do PTB, Roberto Jefferson, já recebe muitos elogios pelas redes sociais, apesar dos apoiadores do político tentarem colocá-lo como uma espécie de “herói”, que tenta sem sucesso “desestabilizar as instituições republicanas”.
A vida do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não está tão ruim. Tanto que o TSE – por maioria de votos – manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que absolveu o Ricardo Salles das acusações de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social nas eleições de 2018.
Eleita graças a um grande esforço do ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), a senador Leila do Vôlei marcou para amanhã a filiação ao Cidadania. Há quem diga que a senadora com tal gesto se liberta do PSB e do ex-governador, mas faz um jogo de “alto risco” em termos políticos.
A direção do Banco de Brasília (BRB) continua voando em “céu de brigadeiro”. E não é para menos: o banco emplacou um lucro líquido de R$ 242 milhões no primeiro semestre de 2021. Só para se ter uma ideia, o valor é 20,9% maior do que om registrado no ano passado. E mais: o banco bateu o recorde de 1,9 milhão de clientes, principalmente em função do Nação BRB Fla. O sucesso é tanto que em 2022 a direção do banco planeja abrir o capital do banco digital.
A Secretaria de Saúde vai contratar de forma emergencial por um período de um ano, 100 médicos temporários. Apesar dos ataques que o GDF tem sido vítima, a saúde tem sido um setor prioritário para as ações do governo. O problema é que o DF é o destino de muitas pessoas de vários estados vizinhos que chegam em busca de tratamento médico de urgência.
Amanhã, a greve dos metroviários do DF completa quatro meses. Já chegou a hora de um acordo em defesa da população, que necessita do serviço funcionando 100%. Os grevistas reivindicam a manutenção de seus planos de saúde, vale-alimentação e pagamento da “quebra de caixa”.
O deputado Robério Negreiros (PSD) comemora aprovação de projeto que autoriza a transferência ou remoção do local de trabalho para outro órgão público de servidora vítima de violência doméstica e familiar, independente do interesse da Administração Pública. O projeto não precisa de sanção do governador do DF, a mudança passa a valer após promulgação pelo próprio Poder Legislativo.
Depois dos tristes episódios de envenenamentos ocorridos em cervejarias de Minas Gerais, a Câmara Legislativa do DF, aprovou um projeto do deputado Cláudio Abrantes (PDT) proibindo o uso da substância dietilenoglicol em qualquer fase de produção de cervejas no DF. O projeto vai à sanção do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).
Carlos Honorato [email protected]
Durante a construção de Brasília, entre 1956-1961, ele não dispensava uma galinha ao molho pardo
Raul Queiroz Neves, renomado advogado, agora mostra também seu talento como escritor.
O setor de serviços do Distrito Federal registrou alta expressiva de 9,2% em fevereiro de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…