
Projeto amplia ações de cidadania e atividades esportivas para pessoas idosas do DF
Parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania prevê atendimento a 90 participantes do programa Viver 60+, com foco em acolhimento, inclusão e qualidade de vida

Processo pode ser feito até 24 de janeiro pelo hotsite criado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade
A população pode consultar e fazer sugestões às propostas preliminares para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU) e elaborar a Política Nacional de Mobilidade (PMUS) do DF pelo hotsite criado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). As sugestões e opiniões podem ser encaminhadas até o dia 24 de janeiro, quando ocorre a terceira audiência pública sobre o tema, de acordo com o aviso publicado na edição desta terça-feira (16), no DODF.
“As propostas preliminares são parte dos estudos desenvolvidos no âmbito do PDTU e do PMUS, que foram construídos junto à população em audiências e oficinas públicas. Esses planos estão sendo elaborados com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana para todos que vivem, trabalham e se deslocam no DF”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Nas propostas do PDTU, é possível conhecer os cinco cenários construídos, podendo apoiar, apoiar parcialmente e não apoiar cada um deles. Também existem imagens detalhando cada cenário, com opção de deixar registrados comentários.
Já na construção do PMUS, são seis eixos temáticos (modos ativos, circulação de cargas, transporte coletivo, segurança viária, operação do sistema viário e gestão da mobilidade), onde pode-se visualizar os objetivos e as ações de cada um deles. Assim como nos cenários do PDTU, o cidadão pode apoiar, apoiar parcialmente e não apoiar os objetivos, além de registrar os comentários.
As propostas do PMUS foram construídas a partir de levantamento de informações, pesquisa de campo e participação da sociedade nas Oficinas Regionais de Propostas, que ocorreram entre agosto e setembro, em todas as regiões administrativas.
O assunto também foi apresentado nas Reuniões Temáticas Virtuais, que ocorreram no mês de novembro. Foram apresentadas as propostas de cada eixo temático, bem como traçados os cenários alternativos dos eixos estruturantes (quem tiver interesse pode acessar as reuniões gravadas no site).
O PDTU e o PMUS têm o propósito de orientações às ações de governo em relação ao planejamento e à consecução de ações voltadas ao transporte e à mobilidade urbana, abrangendo os modos ativos, coletivos e individuais, para atender as necessidades atuais e futuras do DF.
O estudo corresponde ao território do Distrito Federal, incluindo todas as suas 35 regiões administrativas, e sua relação com os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF)

Parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania prevê atendimento a 90 participantes do programa Viver 60+, com foco em acolhimento, inclusão e qualidade de vida

Entre janeiro e novembro deste ano, os registros caíram de 222 para 99 casos na comparação com o mesmo período de 2024; projeção indica que 2025 deve encerrar com o menor número de ocorrências desde 2016

Ônibus e metrô vão operar sem cobrança de passagem das 18h às 23h

Espaço recebeu investimento de R$ 1,59 milhão e passa a oferecer melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos servidores
