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Segunda fase de discussões começa no dia 18 de agosto, após a conclusão do diagnóstico do setor
Começa no dia 18 de agosto a segunda fase de oficinas regionais sobre o Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal (PDTU). O diagnóstico que revela a situação atual do transporte e da mobilidade do DF foi apresentado e debatido na segunda audiência pública sobre o plano, realizada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) em 5 de julho. A próxima fase será para debater e aprimorar o projeto.
A Semob fará oficinas em todas as 35 regiões administrativas. O ponto de partida dos trabalhos será o diagnóstico, que revela grandes desafios para o setor. O documento está em sintonia com as manifestações populares e foi consolidado a partir de pesquisas de campo e sugestões apresentadas nos eventos presenciais. Nas manifestações, a população relata problemas e aponta melhorias para o transporte e a mobilidade do DF.
Durante a audiência pública de apresentação do diagnóstico, o morador de Sobradinho, Lourival Azevedo, falou sobre as dificuldades de quem mora na região Norte do DF. Segundo ele, as soluções para quem depende do transporte coletivo são demoradas e a população tem dificuldades para se locomover.
“Nós da região Norte não temos muitos ônibus. Para ir a outros lugares, como Taguatinga, temos que vir ao Plano Piloto. E, para vir para cá, nós sofremos com o engarrafamento, pois não há via expressa para ônibus. Em Sobradinho, às vezes temos que pegar ônibus que vem de Planaltina”, conta.De acordo com o diagnóstico, a situação é semelhante em várias outras cidades do DF. Além de viagens compartilhadas para atender a passageiros de diferentes regiões administrativas, a população reclama dos horários de pico, viagens muito demoradas, da falta de abrigos ou estruturas antigas em pontos de ônibus, entre outros. Tudo isso aliado aos problemas de trânsito, geralmente congestionado pela frota excessiva de automóveis que já supera 1,7 milhão de veículos.
Os estudos do PDTU estão sendo realizados pela equipe técnica do Labtrans, da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com a engenheira Fernanda Malon, as melhorias para o transporte público do DF vão ficar claras no projeto, quando forem detalhados os eixos estruturantes.
“O PDTU vai estabelecer todos os cenários de eixos estruturantes, onde vai ter BRT, onde vai ter VLT, onde vai ter metrô, sem necessariamente definir essas tecnologias por cada eixo, mas justamente tentando entender para onde que são os principais locais que as pessoas se deslocam no DF”, explicou a engenheira.
O diagnóstico aponta para a necessidade de mais faixas e corredores exclusivos para reduzir o tempo de viagem dos ônibus. Reafirma a importância do sistema tronco-alimentador, proposto em 2011, para otimizar as rotas e oferecer viagens mais rápidas. E reforça a necessidade de ampliar e melhorar a frota, que atualmente tem apenas 14% de veículos com ar-condicionado. O objetivo é aumentar a oferta de viagens para reduzir a lotação dos coletivos.
A melhoria do serviço de transporte passa também pela qualidade do trânsito. A engenheira Fernanda Malon explicou que a ideia é criar mecanismos para aumentar o incentivo ao transporte coletivo com a correspondente redução do uso de automóveis.
“Não é somente o incentivo ao transporte coletivo que deve ser feito, mas o desincentivo ao transporte individual motorizado”Fernanda Malon, engenheira
“Não é somente o incentivo ao transporte coletivo que deve ser feito, mas o desincentivo ao transporte individual motorizado. É uma estratégia de gestão de mobilidade importantíssima de ser tratada, o que no inglês eles chamam de push and pull, ou seja, você empurra o transporte individual motorizado para longe, e você tenta puxar mais, fazer com que as pessoas usem o transporte coletivo. A gente tem tratado também no sentido do desincentivo ao automóvel por meio também dos custos, pensando em estacionamento rotativo para reduzir o transporte individual motorizado, enquanto a gente prioriza o transporte coletivo”, explicou.
*Com informações da Semob-DF
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