
IFood anuncia reajuste de 15,3% na taxa mínima dos entregadores, ainda abaixo da reivindicação da categoria
Valor passará de R$ 6,50 para R$ 7,50 em 1º de junho; no caso de entregas de bicicleta, reajuste será menor, de R$ 6,50 para R$ 7,00
A cada mês, o produto tem mostrado um aumentos nos supermercados do país
Entre as gôndolas dos supermercados brasileiros, há algo que tem chamado a atenção dos brasileiros nos últimos meses. O preço do ovo teve um aumento significativo neste ano. Na inflação de março, medida pelo IPCA-15, o ovo figurou entre os maiores aumentos do grupo de alimentos e bebidas, ficando 13,13% mais caro em relação ao mês anterior. O que também tem feito com que os consumidores mudem seus hábitos.
O aumento no preço do ovo de galinha, no entanto, tem diferentes motivos. São, pelo menos, quatro fatores principais que estão pressionando o índice para cima. Um deles é o aumento das exportações, com a diminuição de produção fora do Brasil, por conta da gripe aviária nos Estados Unidos e questões climáticas que afetam a produção internacionalmente.
— O Brasil é um país que exporta bastante. Surgiu a necessidade em outros países, então o mercado foi lá e aumentou a exportação. Com isso, diminui a oferta dentro do país, o que faz com que o preço suba — destaca Ciro Burgos, coordenador do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário UniDomBosco.
Outro fator determinante são as mudanças climáticas, que também prejudicam a produção de milho e de outros produtos usados nas rações administradas nas granjas, que faz com que o custo dos produtores também cresça.
— É importante pensar na cadeia produtiva do ovo. Por exemplo, o custo da nutrição das aves. Do ano de 2024 para 2025, o milho praticamente dobrou de preço para o produtor — explica José Carlos de Lima Jr, professor de pós-graduação da Harven Agribusiness School.
Como terceiro fator, temos ainda a sazonalidade das granjas. As galinhas não têm uma produtividade regular ao longo do ano, o que também acontece com outros produtos do setor.
— Normalmente, os produtos agrícolas sofrem com a sazonalidade, e o ovo entra neste processo. Há mesmo determinadas épocas em que a produção do ovo diminui. Então, os primeiros meses do ano já são um período de entressafra, digamos assim — pontua Burgos.
Por fim, a alta do preço também tem explicação no aumento da demanda, já que os brasileiros passaram a consumir mais o produto.
— O ovo é substituto de alguns produtos. Tivemos um momento em que a carne ficou mais cara, então as pessoas começaram a consumir mais ovos para substituir este alimento. A carne já diminuiu um pouco de preço, mas o hábito acaba permanecendo — conclui Burgos.
Para que o preço se mantenha em um cenário de maior demanda, seja por conta das exportações ou pelo novo hábito, os produtores teriam também que aumentar a oferta. Um movimento que não tem efeito tão imediato.
— O mercado precisou ter uma ampliação de produção no volume de ovos. Ainda que tenham sido feitos investimentos em granjas e em mais galinhas, você não consegue ter uma resposta em um curto espaço de tempo — pontua Lima Jr,.
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