
Alunos do RenovaDF iniciam reforma da praça da entrequadra 202/203 Sul
A turma do 3º ciclo de 2025 do programa de qualificação profissional do GDF ficará responsável pela limpeza e pintura, além da manutenção dos campos de areia

Operação integrada entre a Polícia Judicial do STF e a Secretaria de Segurança Pública do DF terá atuação durante julgamento na Corte Suprema e no desfile cívico do próximo domingo (7/9)
O monitoramento contará com equipamentos de última geração| Foto: Divulgação/Agência Brasil
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informa que será realizado esquema especial de segurança durante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de 2 de setembro, e para as comemorações do 7 de Setembro, em Brasília.
A segurança da Praça dos Três Poderes será reforçada por meio de operação integrada entre a Polícia Judicial do STF e a SSP-DF. O monitoramento contará com equipamentos de última geração, incluindo drones com capacidade de imagem térmica, que permitem varreduras diurnas e noturnas, garantindo vigilância contínua do perímetro.
Também será instalada, a partir de 1º de setembro, a Célula Presencial Integrada de Inteligência na sede da SSP-DF. A estrutura reunirá órgãos de segurança locais e nacionais para ampliar o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e potencializar ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais e a identificação de movimentações suspeitas.
A Célula Presencial Integrada de Inteligência é um esforço permanente e colaborativo de natureza conjunta entre os setores de Inteligência locais e do Distrito Federal. A instalação da unidade otimiza meios e promove o efetivo compartilhamento de informações entre os órgãos participantes, aumentando a consciência situacional, diminuindo o tempo de resposta e garantindo mais efetividade às ações.
Na Praça dos Três Poderes, o policiamento será ampliado, com atenção às vias de acesso (S1 e S2). O monitoramento poderá incluir abordagens e revista de mochilas em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções na área. Até o momento, não há indícios de manifestações relacionadas ao julgamento.
Para o 7 de Setembro, a Esplanada dos Ministérios será interditada a partir das 17hs do dia 6, na altura da Catedral e às 23hs, a partir da alça leste, logo após a Rodoviária do Plano Piloto. O acesso ao público no dia do desfile será aberto às 6hs, com pontos de revista instalados. Estão proibidos ítens como armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas de grande porte, barracas e drones sem autorização. O Comando Móvel da Polícia Militar estará presente no local.
As medidas estão sendo adotadas em parceria com o STF e demais órgãos do Sistema de Segurança Pública, assegurando tranquilidade, segurança e a plena realização dos eventos.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)

A turma do 3º ciclo de 2025 do programa de qualificação profissional do GDF ficará responsável pela limpeza e pintura, além da manutenção dos campos de areia

Obrigatoriedade do uso da cadeirinha completa 15 anos

A programação inclui palestras, práticas esportivas, momentos de bem-estar e ações de integração

Com investimento de R$ 160 milhões, obra amplia a mobilidade urbana, melhora o tráfego e prepara Brasília para um novo padrão de transporte público; parte viária no sentido Eixo Monumental já está praticamente concluída
