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Áreas para uso de trailers será regulada pela Administração do Plano Piloto após a inauguração da praça e do Drenar DF; estacionamento tem 42 vagas para veículos
A Praça Internacional da Paz tem jardineiras, bancos em formato de pentágono para oferecer comodidade aos futuros frequentadores, piso em pedras portuguesas e estacionamento | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Novo cartão-postal do Quadradinho, a Praça Internacional da Paz, no Setor de Embaixadas Norte, conta com estacionamento e pontos para food trucks. As estruturas foram incluídas no projeto para incentivar o uso do espaço, contribuindo com a oferta de lazer à população e com a economia criativa da capital. A praça foi construída dentro do parque homônimo, parte do Drenar DF, a maior obra de captação e escoamento pluvial do Distrito Federal.
“Esse projeto traz mais lazer e qualidade de vida para a região, agregando no turismo também. Será um local bacana para tirar fotos, aproveitar o final de tarde e até mesmo apreciar o pôr do sol”, celebra o administrador da cidade, Bruno Olímpio. “Como a praça está dentro da poligonal do Plano Piloto, após a inauguração, também vamos cuidar da manutenção da área, junto à Novacap.”
A ocupação das áreas destinadas a comércio será regulamentada pela Administração Regional do Plano Piloto.
O engenheiro da empresa responsável pela obra da praça, Arthur Nery, afirma que cada espaço para food truck tem 25 metros quadrados e não conta com ponto para ligação de água ou energia. “Os locais estão próximos ao estacionamento, em área limitada. O chão foi feito em concreto reforçado para suportar o peso dos trailers, futuramente”, pontua. Já o estacionamento tem capacidade para abrigar 42 veículos, sendo seis vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência (PcD).
O estacionamento da Praça Internacional da Paz tem capacidade para abrigar 42 veículos, sendo seis vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência (PcD) | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
A praça já conta com iluminação pública – no último dia 12, foram instalados nove postes, sendo quatro de 16 metros, com quatro pétalas com LED de 215 w, e cinco de aço, de 7,5 metros com luminária de 120 w. O serviço foi executado pela CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes).
O contrato do parque é executado à parte ao sistema de drenagem, com investimento de cerca de R$ 2,2 milhões. Foram gerados 200 empregos diretos e indiretos. O projeto urbanístico foi desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), seguindo normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Iniciado após a escavação do reservatório, as obras incluíram a execução de jardineiras e bancos em concreto, instalação de piso em pedras portuguesas, plantio de grama e mudas de árvores e arbustos – sendo a maioria nativa do Cerrado –, além da construção do estacionamento e calçadas que seguem as normas vigentes de acessibilidade. Também foram fixados paraciclos e lixeiras.
Os bancos foram construídos em formato de pentágono para oferecer comodidade aos futuros frequentadores, que poderão sentar e desfrutar do ambiente. As estruturas receberam revestimento em fulget para impermeabilização, que combina cimento, pedras naturais, agregados e resinas, resultando em uma superfície antiderrapante, resistente e durável.
O mesmo revestimento foi aplicado no piso em pedras portuguesas, que soma área de 3.000 m². A escolha do piso conecta Brasília a outros patrimônios históricos e culturais do país, como a orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O tipo de piso é original de Portugal, onde se popularizou no século 19, e foi trazido para o Brasil no século 20. No DF, a técnica está presente em várias regiões administrativas, como Taguatinga, na Praça do Relógio, e Plano Piloto, na Praça dos Três Poderes.
A bacia de detenção receberá o volume pluvial captado pelas galerias para reter os resíduos sólidos, promovendo uma barreira importante contra a poluição do Lago Paranoá. “O Drenar DF trará qualidade para a água que chega ao Paranoá, uma vez que a descarga no lago se dará de forma muito mais suave, em menor volume e sem lixo”, afirma o presidente da Terracap, Izidio Santos.
A bacia de detenção receberá o volume pluvial captado pelas galerias do Drenar DF para reter os resíduos sólidos e promover uma barreira importante contra a poluição do Lago Paranoá | Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília
Com investimento na ordem de R$ 180 milhões, o Drenar DF foi dividido em cinco lotes e é executado pela Terracap. O projeto duplicará a capacidade de escoamento da região sem modificar a rede existente, dando fim a enchentes recorrentes em todo o período de chuvas.
A rede de tubulação começa na altura da Arena BRB Mané Garrincha e vai até o Lago Paranoá, seguindo em paralelo às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando a W3 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte, e chega à L4 Norte.
Concluída a primeira etapa do programa, que abrange as primeiras quadras da Asa Norte, a Terracap deve executar a segunda fase do projeto, que compreende as quadras 4 e 5 até as quadras 14 da Asa Norte. O material está em aprovação na Novacap e aguarda recursos. Um terceiro projeto está em estudo para atender as quadras de final 15 e 16.
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