
Receita Federal libera hoje pagamento do lote da malha fina de janeiro
Cerca de 183 mil contribuintes receberão R$ 403,65 milhões

Iniciativa permite obter descontos em juros, multas e encargos

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte têm até esta sexta-feira (30) para aderir às condições especiais de renegociação de débitos inscritos na dívida ativa da União. No ano passado, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogou o Edital nº 11/2025, que trata da transação tributária e cujo prazo de adesão acabaria em 30 de setembro.

A iniciativa permite regularizar pendências fiscais com descontos que podem chegar a 100% sobre juros, multas e encargos legais, além de prazos ampliados para parcelamento. As condições variam conforme a situação da dívida e a capacidade de pagamento do contribuinte.
A consulta às pendências e a formalização da adesão devem ser feitas pelos canais oficiais da PGFN. A prorrogação do prazo amplia o alcance da medida e busca estimular a regularização fiscal como forma de apoiar a recuperação dos pequenos negócios.
A PGFN reforça que a renegociação de dívidas não se confunde com o pedido de reenquadramento no Simples Nacional, que ocorre no início de cada ano. Cada procedimento tem regras próprias e deve ser feito separadamente.

Cerca de 183 mil contribuintes receberão R$ 403,65 milhões

Cartão de crédito rotativo segue com juros mais elevados que a média

Durante evento online, subsecretária de lembra que Janeiro Branco amplia a conscientização, mas o cuidado deve ser permanente ao longo do ano

Secretaria de Saúde intensifica fiscalização e realiza visitas domiciliares, além de ações de conscientização e promoção de saúde; ação contará com a participação de diversos órgãos do GDF
