
IgesDF abre inscrições para enfermeiro e carregador
Novas vagas são para cadastro reserva. Além do novo processo seletivo, inscrições para médico cirurgião pediátrico foram prorrogadas
P-78 será instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos A Petrobras divulgou nesta segunda-feira (10) que assinou contrato para construção da P-78, sétima unidade a ser instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Com capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo por dia e 7,2 …
Continue reading “Pré-sal: Petrobras firma contrato para construção de sétima plataforma”
P-78 será instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos
A Petrobras divulgou nesta segunda-feira (10) que assinou contrato para construção da P-78, sétima unidade a ser instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Com capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo por dia e 7,2 milhões de metros cúbicos (m³) de gás por dia, a plataforma é do tipo FPSO, unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo. A entrega está prevista para 2024.
O contrato foi assinado com a empresa Keppel Shipyard Limited, de Singapura, e prevê o atendimento ao conteúdo local de 25%, com serviços a serem executados no Brasil por meio de parceria ou subcontratação de empresas nacionais. O índice de conteúdo local é requisito previsto em edital e compromissado com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o excedente de cessão onerosa do campo de Búzios.
O fornecimento do FPSO será resultado da contratação na modalidade EPC (engenharia, suprimento e construção) e da estratégia da Petrobras de desenvolver novos projetos de plataformas próprias, incorporando as lições aprendidas nos FPSOs já instalados no pré-sal, incluindo aspectos de contratação e construção.
O projeto prevê a interligação de 13 poços ao FPSO, sendo seis produtores e sete injetores, através de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e de injeção e dutos flexíveis de serviços.
O campo de Búzios, descoberto em 2010, é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo. É um ativo de classe mundial, com reservas substanciais, baixo risco e baixo custo de extração. Deve chegar ao final da década com a produção diária acima de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia, tornando-se o ativo da Petrobras com maior produção.
Atualmente, há quatro unidades em operação em Búzios que respondem por mais de 20% da produção total da Petrobras. A quinta e sexta plataformas flutuantes previstas para o campo, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré, estão em construção e a oitava e nona unidades (FPSOs P-79 e P-80) estão em processo de contratação.
Edição: Denise Griesinger
Fonte: Agência Brasil
Novas vagas são para cadastro reserva. Além do novo processo seletivo, inscrições para médico cirurgião pediátrico foram prorrogadas
IPCA fica abaixo dos 4,85% projetados há uma semana
Profissionais devem enviar documentação até 26 de setembro pelo peticionamento eletrônico
Circuito de Passeio de Bike integra as ações da Semana Nacional de Trânsito 2025 no DF