Prefeito de Belém nomeia prima de Helder Barbalho como secretária
20 de janeiro, 2025
| Por: Agência O Globo
Igor Normando (MDB), que também é primo do governador, indicou Nay Barbalho para a pasta de Inclusão e Acessibilidade
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
“É importante ressaltar que a nova gestão da Prefeitura de Belém reafirma o compromisso com a transparência pública e com políticas que promovam cada vez mais a inclusão e acessibilidade em Belém, objetivos que serão fortalecidos e alcançados com o trabalho da secretária Nay Barbalho”, diz trecho do posicionamento da gestão municipal. (Leia a íntegra no final da reportagem)
Mais conhecida como Nay Barbalho, a secretária é prima de primeiro grau do governador Helder Barbalho. Ela é filha da conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), Mara Lúcia Barbalho da Cruz, que é irmã do senador Jader Barbalho, pai de Helder.
Apesar de ambos serem primos de Helder, o parentesco de Igor Normando é com a esposa de Jader, a deputada federal Elcione Barbalho, não tendo assim laços sanguíneos entre o prefeito e a secretária.
Aos 44 anos, Nay Barbalho conquistou seu primeiro cargo eletivo no ano passado, quando foi eleita vereadora com 6,1 mil votos. Formada pelo curso de renovação política RenovaBR em 2021, ela tentou concorrer como deputada estadual em 2022, mas não teve votos suficientes.
Entre 2020 e 2024, ela foi Coordenadora de Políticas para o Autismo do Pará, justamente na gestão de Helder Barbalho.
Advogada de formação, ela integra a Comissão de Autismo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e preside a Comissão de Autismo da OAB-Pará.
O que diz a Prefeitura de Belém
A Prefeitura Municipal de Belém esclarece que a secretária Nay Barbalho, titular da Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade, não possui qualquer parentesco sanguíneo com o prefeito eleito Igor Normando, uma vez que o prefeito Igor Normando é sobrinho da deputada federal Elcione Barbalho, ex-esposa do senador Jader Barbalho, e Nay Barbalho é sobrinha do senador Jader Barbalho. Essa distinção demonstra que não há qualquer laço de parentesco entre ambos.
Destacamos também que a secretária Nay Barbalho possui uma trajetória pessoal e profissional que legitima sua atuação na Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade. Como mãe atípica, tem lugar de fala e vivência que a conectam diretamente com as demandas e desafios a serem tratados pela pasta. Sua experiência é ainda reforçada por suas relevantes qualificações: Nay Barbalho é vereadora eleita e licenciada de Belém, é advogada com especialização em autismo, integra a Comissão de Autismo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e preside a Comissão de Autismo da OAB-Pará. Além disso, foi coordenadora estadual de políticas para o autismo no Governo do Pará, gestão reconhecida nacionalmente, demonstrando sua competência e dedicação à causa.
É importante ressaltar que a nova gestão da Prefeitura de Belém reafirma o compromisso com a transparência pública e com políticas que promovam cada vez mais a inclusão e acessibilidade em Belém, objetivos que serão fortalecidos e alcançados com o trabalho da secretária Nay Barbalho.