POLÍTICA

Prefeito de Itaguaí, Rubão recebe maioria dos votos, mas resultado aguarda decisão da Justiça: ‘O povo fez sua escolha’

7 de outubro, 2024 | Por: Agência O Globo

Candidato pelo Podemos teve registro de candidatura indeferido, mas concorreu com recurso

Dr Rubão finalizou o primeiro turno das eleições municipais em Itaguaí, na Baixada Fluminense, com 39,46% dos votos. Apesar de ter sido o mais votado dentre os outros candidatos, o atual prefeito da cidade aguarda decisão judicial, e o resultado no município ainda não foi concretizado. A condição dos votos do político, do Podemos, consta como “anulado sub júdice” no sistema de contabilização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 100% das urnas apuradas, o portal do TSE informa que “não há requisitos suficientes para atribuição de eleitos” na cidade de Itaguaí. Estar com a condição de votos “anulada sub júdice” significa que o político teve registro de candidatura indeferido, mas recorreu. Como o mérito ainda não foi julgado, Rubão obteve o direito de ser votado na eleição municipal.

“Agradeço imensamente a cada morador de Itaguaí pela confiança. A eleição é uma clara resposta da população ao nosso trabalho nos últimos quatro anos. Fizemos muito por nossa cidade e triplicamos nossa votação. O povo fez sua escolha e vamos fazer muito mais, governando para todos”, diz Rubão em nota.

Rubão era vereador e presidente da Câmara Municipal em julho de 2020, quando precisou assumir o comando da cidade por causa do impeachment do prefeito e do vice na época. Ele ficou no cargo por seis meses. Nas eleições do mesmo ano, foi eleito prefeito por maioria nas urnas.

Agora, quatro anos depois, ele afirma que está tentando sua reeleição. A Justiça Eleitoral, no entanto, entende que este seria um terceiro mandato.

A nota de Rubão, enviada ao Extra finaliza:

“Agora, aguardamos com tranquilidade a decisão das instâncias superiores. Temos plena certeza de que nossa eleição será confirmada. Nossa candidatura está amparada por jurisprudências e repercussão geral do STF para casos como o nosso, em que o presidente da Câmara dos Vereadores foi obrigado, por lei, a assumir um mandato-tampão até a eleição”.

Como Itaguaí é uma cidade que possui menos de 200 mil eleitores, não cabe segundo turno nas eleições. O segundo candidato mais votado em 2024 foi Donizete (União), com 28,24% dos votos.


BS20241007073013.1 – https://extra.globo.com/politica/noticia/2024/10/prefeito-de-itaguai-rubao-recebe-maioria-dos-votos-mas-resultado-aguarda-decisao-da-justica-o-povo-fez-sua-escolha.ghtml

Artigos Relacionados